O levantamento do É o Time do Povo de hoje traz um tira-teima de finais disputadas pelo Corinthians nas ocasiões em que o alvinegro paulista tinha o mando de campo em partidas que valia o título.
São 26 títulos conquistados pelo Corinthians decidindo em casa, mais da metade dos 51 troféus do clube de Parque São Jorge, sendo 12 dessas taças disputas em finais no formato mata-mata, e 14 no sistema de pontos corridos/quadrangular final.
Confira as finais em que o Corinthians venceu jogando em casa
Copa Libertadores
A primeira memória que vem à cabeça é o título da Copa Libertadores de 2012, conquistado no Pacaembu, com vitória por 2 a 0 contra o Boca Juniors, dois gols de Emerson Sheik fora o baile. O Timão tinha empatado no jogo de ida na Argentina em 1 a 1 após sair perdendo, com gol épico de Romarinho de cavadinha.
Campeonato Paulista
O Timão venceu oito finais do Campeonato Paulista em seus domínios. Três delas foi contra a Ponte Preta: no histórico título de 1977, em 1979 e em 2017.
O São Paulo também foi outro algoz em três ocasiões: em 1982 e 1983, em tempos de Democracia Corintiana, Casagrande e Sócrates, e em 2019, com gol de Vágner Love, a última conquista do time
As outras vítimas do Todo Poderoso foram o Botafogo de Ribeirão Preto em 2001 e o Santos de Neymar derrotado por Ronaldo em 2009.
Campeonato Brasileiro
Nas duas primeiras vezes em que decidiu o Campeonato Brasileiro em casa, e em anos consecutivos, o Corinthians não decepcionou.
Primeiro em 1998, contra o Cruzeiro. Marcelinho, Edílson e Dinei lideraram o Timão rumo ao bicampeonato nacional no Morumbi com vitória por 2 a 0, após dois empates nas duas primeiras partidas da final.
No ano seguinte, em 1999, a equipe do Parque São Jorge foi campeã em cima de outro time de Minas Gerais, o Atlético-MG. O Timão perdeu fora por 3 a 2 e venceu em casa por 2 a 0 e a finalíssima foi no Morumbi outra vez, com o Corinthians precisando apenas do empate para ser campeão. O jogo terminou 0 a 0 e em festa.
Recopa Sul-Americana
Em 2013, o Timão enfrentou o São Paulo na decisão da Recopa Sul-Americana e não teve dó. Venceu na ida, como visitante no Morumbi, por 2 a 1, gols de Guerrero e Renato Augusto.
E ganhou de novo na volta, no Pacaembu, por 2 a 0, com gols de Romarinho e Danilo.
Supercopa do Brasil
Na única vez que disputou a competição, o Corinthians bateu o Flamengo em casa na final da Supercopa do Brasil de 1991, por 1 a 0, com gol de Neto, em partida disputada no Morumbi.
Rio-São Paulo
Na edição de 2002 do Torneio Rio-São Paulo, o Timão conquistou o quinto título da competição ao empatar com o São Paulo como mandante no Morumbi por 1 a 1, gol de Rogério igualando o placar a menos de quinze minutos do fim da partida.
Na ida, o Corinthians venceu por 3 a 2, com gols de Deivid, Leandro e Gil, trio do ataque comandado pelo técnico Parreira.
Títulos por pontos corridos do Timão em casa
Campeonato Brasileiro
Em 2011, no Pacaembu, um dia após a morte do ídolo Sócrates, o Corinthians enfrentou o Palmeiras pela última rodada do Brasileirão e conquistou o título após empate sem gols, com homenagem ao famoso gesto do ex-jogador feita pelos atletas do Timão antes da bola rolar.
No último título nacional, em 2017, o Timão precisava vencer em casa, já na Neo Química Arena, e o fez: 3 a 1 no Fluminense, com dois gols de Jô e um de Jadson.
Antes dos dois títulos, pela Série B em 2008, o Corinthians conquistou o título da segunda divisão do futebol nacional e a volta para a Série A com vitória de 2 a 0 sobre o Ceará no Pacaembu, gols de Chicão e Douglas.
Campeonato Paulista
Dos 30 estaduais conquistados, o Corinthians sagrou-se campeão em sete competiçõs disputadas em pontos corridos vencendo em casa.
Duas delas contra o Palmeiras, em 1954, após empate em 1 a 1, e em 1951, após vitória por 3 a 2. Um título foi após vitória sobre o Santos por 4 a 1 (em 1939) e outro após empate em 1 a 1 com o São Paulo (1938).
Há ainda um título como mandante em 1937 após 3 a 0 no Estudiantes, e em 1928, com um 3 a 2 na Portuguesa, e por fim, o primeiro título da história do clube, após um 4 a 0 no Campos Elyseos em 1914.
Rio-São Paulo
Em 1950, o Timão conquistou o seu primeiro Torneio Rio-São Paulo, após empate em 1 a 1 com o Botafogo no Pacaembu. Na edição de 1954, foi campeão depois de vencer o Palmeiras em casa por 1 a 0.