Início » Na história do Corinthians » Há 48 anos, Corinthians conquistava sua primeira vitória na história da Libertadores

Há 48 anos, Corinthians conquistava sua primeira vitória na história da Libertadores

Danilo Vieira Andrade

Quando foi a primeira vitória do Corinthians na Libertadores
Google News Siga-nos no Google Notícias

Nesta terça-feira, 30 de abril de 2025, o Corinthians relembra um momento marcante de sua trajetória internacional: a primeira vitória na história da Taça Libertadores da América. O feito aconteceu há exatos 48 anos, em 1977, quando o Timão bateu o El Nacional, do Equador, por 3 a 0, no estádio do Morumbi.

A partida, disputada diante de mais de 25 mil torcedores, foi válida pela fase de grupos da competição continental. Comandado pelo técnico Osvaldo Brandão, o Corinthians foi a campo com Jairo, Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Cláudio Mineiro; Givanildo, Palhinha e Luciano; Vaguinho, Romeu e Lance.

SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP

Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.

WhatsApp Entrar no Canal

Logo aos 14 minutos do primeiro tempo, Cláudio Mineiro abriu o placar com uma finalização precisa após invadir a área. Antes do intervalo, foi a vez de Palhinha ampliar, aproveitando cruzamento do próprio Cláudio para marcar de cabeça. O terceiro veio já na etapa final, após jogada individual de Vaguinho que terminou com gol contra do zagueiro Perez, sacramentando o placar.

Apesar da vitória histórica e de ainda golear o Deportivo Cuenca na rodada seguinte, o Corinthians não avançou naquela edição da Libertadores. Ainda assim, o duelo contra o El Nacional ficou marcado como o primeiro triunfo do clube no torneio continental — um passo simbólico em direção às glórias que viriam décadas depois.