O levantamento especial de hoje do É o Time do Povo traz o número total de quantos jogadores do Corinthians já foram convocados para a Seleção Brasileira durante a história. Alguns não chegaram a atuar, mas foram chamados para representar o país.
A lista está dividida em jogadores do Corinthians que foram convocados para a Copa do Mundo e os principais atletas chamados para outras competições e amistosos. Somando os dois, são 117 jogadores convocados para representar o país – apenas 22 foram chamados para representar o Brasil na Copa.
As décadas em que o Timão teve mais representantes na Seleção foram a de 1960 – por conta do Corinthians representar o Brasil em amistoso contra o Arsenal em 1965 – e de 1990, ambas com mais de 23 convocados.
O estudo também revela os jogadores que mais se destacaram pela Seleção Brasileira durante a história rica do Brasil no futebol.
Jogadores que disputaram a Copa do Mundo pelo Brasil quando estavam no Corinthians (22)
Goleiros: Cabeção, Gilmar, Ado, Carlos, Dida e Cássio.
Laterais: Oreco, Zé Maria, Édson e Fagner.
Zagueiros: Jaú e Amaral.
Volantes: Brandão e Vampeta.
Meias: Rivellino, Sócrates e Ricardinho.
Atacantes: Lopes, Baltazar, Garrincha, Casagrande e Viola.
Principais jogadores convocados para outras competições e amistosos
Goleiros: Leão, Ronaldo Giovaneli e Hugo Souza.
Laterais: Wladimir, Giba, Branco, Kléber, Gustavo Nery, André Santos e Fábio Santos.
Zagueiros: Domingos da Guia, Amaral, Célio Silva, Fábio Luciano, Gil e Lucas Veríssimo.
Volantes: Dino Sani, Wilson Mano, Zé Elias, Jucilei, Elias, Ralf e Paulinho.
Meias: Servílio, Luizinho, Zenon, Rivaldo, Marcelinho, Carlos Alberto, Roger, Renato Augusto e Rodriguinho.
Atacantes: Amílicar, Neco, Cláudio, Almir Pernambuquinho, Neto, Paulo Sérgio, Marques, Edílson, Luizão, Gil, Ewerthon, Guilherme, Deivid, Jô e Yuri Alberto.
Jogadores que mais se destacaram pela Seleção Brasileira atuando pelo Corinthians
1 – Rivellino: o Reizinho do Parque, titular e um dos destaques do Brasil nas Copas de 1970 e 1974, com gols e assistências. Marcou época na Seleção Brasileira e tudo isso como o craque do Corinthians.
2 – Sócrates: o Doutor foi o capitão da Seleção Brasileira na Copa de 1982, para muitos uma das melhores da história, e marcou dois gols, em uma época em que era um dos símbolos da Democracia Corinthiana.
3 – Gilmar: o goleiro do Coringão foi o titular do Brasil que venceu a primeira Copa do Mundo, em 1958, e já era titular do Timão e da Amarelinha desde 1953, após dois anos no Corinthians.
4 – Dida: foi o goleiro titular e um dos destaques da Seleção Brasileira em 1999, no título da Copa América, decisivo contra a Argentina. No mesmo ano, pegou dois pênaltis contra o São Paulo na semi do Brasileiro.
5 – Paulinho: volante estava no auge no Timão após vencer Libertadores e Mundial e foi titular e um dos destaques da Seleção Brasileira no título da Copa das Confederações de 2013, com gol decisivo na semi.