Início » Na história do Corinthians » Retrospecto de Corinthians e Portuguesa: adversário é um dos maiores fregueses do Timão

Retrospecto de Corinthians e Portuguesa: adversário é um dos maiores fregueses do Timão

Pedro Nogueira Heiderich

SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP

Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.

WhatsApp Entrar no Canal

O portal É o Time do Povo traz hoje levantamento com o retrospecto de Corinthians e Portuguesa: o adversário é um dos maiores fregueses do Timão. Relembre a seguir os principais jogos entre as equipes e as vitórias marcantes do Time do Povo contra o rival da capital paulista.

Conforme lista de julho de 2025 levantada pelo É o Time do Povo, a Portuguesa é um dos dez maiores fregueses do Corinthians na história do futebol brasileiro. O time do Canindé perde apenas para a Ponte Preta. O levantamento considera a porcentagem de vitórias do Timão e apenas equipes da Série A, B, C e D, que fizeram ao menos cinquenta partidas contra o colossal de Itaquera.

Portuguesa é uma das maiores vítimas do Corinthians. (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Números Corinthians x Portuguesa

O Corinthians venceu 123 dos 230 jogos oficiais contra a Portuguesa na história, mais da metade dos duelos (53,47%), empatou 52 vezes e perdeu 55. Em casa, o Todo Poderoso Timão soma 91 vitórias,  33 empates e 20 derrotas. Jogando como visitante, são 32 vitórias, 19 empates e 35 derrotas. Ao todo são 499 gols marcados e 294 sofridos.

A maior goleada aplicada pelo  Corinthians no rival em todos os tempos foi um 9 a 0 como visitante, no Campeonato Paulista de 1922. Os maiores artilheiros do Coringão contra o adversário são Claúdio e Baltazar, com 23 e 22 gols, seguidos de Neco, com 13, e de Flávio e Teleco, 12 cada.

Nos últimos dez jogos do confronto, são quatro vitórias do Timão, além de cinco empates e apenas uma derrota, em 2013, em jogo disputado em Campo Grande-MS. No Canindé, a Portuguesa não vence o Corinthians desde 2006. Além disso, o alvinegro paulista não perde para o rival em casa desde 2004.

Polêmica decisão de 1998 

A única vez que as equipes se enfrentaram em mata-mata foi pela semifinal do Paulista de 1998. O Timão avançou após dois empates, e acabou perdendo na decisão. Entretanto, o duelo ficou marcado por polêmica no jogo de volta, que terminou em 2 a 2 e eliminou a Portuguesa

O caso voltou à tona recentemente com um vídeo onde Vanderlei Luxemburgo afirma que o primeiro gol da Portuguesa foi irregular, e o atacante Evair, protagonista da jogada pelo lado da Lusa, admite o impedimento. A imagem, porém, deixa margem pra dúvida.

Há ainda quem diga que o segundo gol da Portuguesa também estava em impedimento – CLIQUE AQUI E ASSISTA AS IMAGENS.

Jogadores que atuaram por Corinthians e Portuguesa

Goleiros – Ronaldo Giovanelli, Dida, Maurício, Gléguer, Tiago e Felipe.

Laterais – Edinan, Carlos Roberto, Jacenir, Augusto, Ayupe, César Prates, Ângelo e Bruno Bertucci.

Zagueiros – Luis Pereira, Fogueira, Mendes, Jorge Luiz, Ditão, Daniel González, Henrique, César, Alexandre Lopes, Renato Chaves e William.

Volantes – Badeco, Cristóvão Borges, Biro-Biro, Gallo, Rodrigo Pontes, Jocinei, Guilherme, Bruno Henrique, Willian Arão e Raniele.

Meias – Ivair, Samarone, Basílio, Pitta, Zenon, Moacir, Adil, Boquita, Héverton, Piá, Giovani, Dinélson e Giovanni Augusto.

Atacantes – Piau, Mirandinha, Cláudio Adão, Dinei, Nílson, Leto, Muller, Tiba, Didi, Christian, Leandro Amaral, Régis Pitbull e Edno.