Início » Jogadores do Corinthians » Conmebol diz a Corinthians que “macaco” contra Elias pode não ser racismo

Conmebol diz a Corinthians que “macaco” contra Elias pode não ser racismo

Danilo Vieira Andrade

Danilo Vieira Andrade

Elias foi chamado de macaco, mas para a Conmebol isso pode não ser racismo.

Responsável pela segurança do Corinthians, Waldir Rapello Dutra foi quem intermediou as conversas com a Conmebol pelo ato de racismo cometido por Ignacio González, do Danubio-URU, contra Elias. Depois da vitória corintiana por 4 a 0 no Itaquerão, o funcionário explicou a posição passada pelo representante da entidade. O clube brasileiro optou por não registrar Boletim de Ocorrência e pediu à arbitragem que o fato fosse relatado em súmula.

Na avaliação do delegado paraguaio da confederação na partida e secretário geral da Conmebol, Francisco Britez, o xingamento de macaco pode não ser compreendido como racismo em outros países da América do Sul. Essa tese foi refutada por Paolo Guerrero, centroavante peruano do Corinthians.

SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP

Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.

WhatsApp Entrar no Canal

“Não sei se me fiz entender, porque falei português”, explicou Coronel Dutra, como é conhecido Waldir. “Quem disse isso (não seria racismo) foi Don Francisco, secretário geral da Conmebol. Eu expliquei a ele o que houve com Tinga, com Grafite, com Aranha”, disse ainda o funcionário.

“Isso não existe, em todos os países é racismo”, defendeu Guerrero. Ele relatou Elias abatido com o xingamento que ocorreu no começo da partida. O meio-campista corintiano optou por uma saída alternativa do estádio para não falar com jornalistas. “Está um pouco chateado, triste, conversei com ele e demos uma força para que ele não fique assim”, explicou.

Presidente do Corinthians, Roberto de Andrade afirmou que não prestar queixa foi uma decisão tomada por Elias. “A decisão foi do atleta. A gente entende que o que acontece dentro de campo fica dentro do campo. (…) Temos que ter dó do ser humano que faz isso, ele é quem tem que estar chorando e arrependido”, protestou.

No caso ocorrido há um ano com o cruzeirense Tinga, alvo de ofensas racistas por parte da torcida do Real Garcilaso-PER, a punição aplicada pela Conmebol foi multa de US$ 12 mil.

Fonte: UOL

Neto parabeniza o Corinthians com indireta aos haters; Fiel critica forte na publicação Elenco rachado e insatisfação com Diniz no Corinthians, diz jornalista Fala de presidente Lula sobre jogadores do Corinthians vai irritar o elenco Saiba quando Yuri Alberto retorna aos jogos do Corinthians Torcida do Rosario em silêncio e impressionada com a Fiel viraliza; assista A ótima notícia para a Fiel sobre a possível saída de Yuri Alberto do Corinthians Di Maria provoca a Fiel mostrando tatuagem da Copa do Mundo; assista BID da CBF anuncia rescisão polêmica no Corinthians A Fiel quer o retorno de Martínez após o vídeo impressionante dele treinando após cirurgia no joelho Osmar Stabile cogita renúncia no Corinthians