Tite treina sincronismo do ataque do Corinthians no esquema 4-1-4-1

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

A menos de uma semana da estreia no Campeonato Paulista, Tite não quer perder tempo na preparação do Corinthians. Nesta segunda-feira pela manhã, o técnico comandou no CT Joaquim Grava um treino tático para tentar melhorar o entrosamento da equipe, principalmente do setor ofensivo.

Usando apenas metade do gramado, o treinador deu ênfase ao trabalho para sincronizar os movimentos do ataque, sempre alternando as descidas dos laterais. A linha com quatro jogadores no meio foi formada por Emerson, pela esquerda, Renato Augusto e Elias, centralizados, além de Lodeiro aberto pela direita.

Tite quer jogadas sempre com três jogadores para ganhar espaço sobre a marcação adversária. Pela esquerda, Fábio Santos e Emerson recebem o apoio de Renato Augusto. Do outro lado, Elias se aproxima de Lodeiro e Fagner. Eles tinham de cruzar na linha de fundo para encontrar Paolo Guerrero ou finalizar para o gol.

Tite dá instruções para Elias durante treinamento do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Durante o “ano sabático”, Tite se aprofundou no 4-1-4-1, sobretudo ao acompanhar o trabalho de Carlo Ancelotti, no Real Madrid. Ao voltar ao Corinthians, decidiu colocá-lo em prática por considerá-lo de fácil adaptação, já que a equipe vinha atuando no 4-2-3-1 sob o comando de Mano Menezes em 2014.

Os zagueiros Gil, liberado para resolver problemas particulares, e Yago, com problemas estomacais, não participaram do treino. O segundo chegou a ir a campo, mas rapidamente voltou aos vestiários por não se sentir bem.

O Corinthians alternou bons e maus momentos durante os testes da pré-temporada. A equipe começou 2015 perdendo por 1 a 0 para o Colônia, mas reagiu ao vencer o Bayer Leverkusen por 2 a 1, ambos pelo Torneio da Flórida. No último sábado, fez 3 a 0 sobre o Corinthian-Casuals, da Inglaterra, mas só marcou os gols nos minutos finais.

Tite tem pressa para ajustar a equipe em virtude da Taça Libertadores. Domingo, o Timão pega o Marília, na arena, pelo Paulistão, e na quarta-feira encara o Once Caldas, da Colômbia, também em casa, pela fase prévia da competição internacional. O segundo jogo está marcado para 11 de fevereiro, em Manizales.

Fonte: Globo Esporte