Depois de um ano sabático, quando deixou o Corinthians no fim de 2013, Tite está de volta ao comando do clube. Na noite desta segunda-feira, ele oficializou seu retorno em reunião com a diretoria alvinegra, em São Paulo.
E qual Corinthians o treinador encontrará após um ano? O elenco, pelo menos, mudou dois terços após as mexidas promovidas por Mano Menezes. E foi justamente com a justificativa da reformulação que o presidente Mário Gobbi Filho e a antiga diretoria de futebol decidiram trocar o comando da atual temporada.
Mesmo que Tite fosse supercampeão, o segundo semestre de 2013 mostrou um sistema de jogo viciado e um elenco esgotado, com o relaxamento natural após a série de conquistas. Além do mais, o treinador teria dificuldade de dispensar jogadores que foram determinantes para as suas glórias nos anos anteriores.
Mano, então, fez um trabalho “chato”, como o próprio classificou, dando aval para as saídas de Paulo André, Douglas, Emerson Sheik e Pato, por exemplo. E contratou jogadores que rejuvenesceram a equipe, em espírito e idade. A principal contratação foi Elias, mas chegaram jogadores importantes, como Bruno Henrique, Jadson, Anderson Martins, Luciano, Lodeiro, Romero…
A vantagem é que, da base titular, Tite trabalhou com quase todos os medalhões como Cássio, Gil, Fábio Santos, Ralf, Renato Augusto e Guerrero. Ou seja, a espinha dorsal titular está na palma de sua mão.
Para 2015, estão apalavrados o volante Cristian, ídolo da Fiel, o lateral-direito Edilson, o centroavante Leandro e o atacante colombiano Steven Mendoza. Ainda podem chegar mais um ou dois reforços.
O grande desafio será o retorno à Libertadores. Em 2011, o treinador caiu para o Tolima (COL) na primeira fase – um dos maiores vexames da história do clube. No ano seguinte, foi campeão de forma invicta, batendo o Boca Juniors (ARG) na final.
CONTINUAM NO CORINTHIANS
Cássio
Goleiro segue como o principal goleiro do elenco alvinegro.
Goleiro segue como o principal goleiro do elenco alvinegro.
Walter
Será a segunda opção para o gol do Timão, como era com Tite.
Fábio Santos
No clube desde início de 2011, lateral já renovou por um ano.
No clube desde início de 2011, lateral já renovou por um ano.
Gil
Zagueiro, que chegou e virou titular com Tite, seguirá no clube.
Zagueiro, que chegou e virou titular com Tite, seguirá no clube.
Felipe
Era a quarta opção da zaga com Tite, agora será a terceira opção.
Era a quarta opção da zaga com Tite, agora será a terceira opção.
Ralf
Volante esteve com Tite o tempo todo. Pode não ficar agora.
Volante esteve com Tite o tempo todo. Pode não ficar agora.
Guilherme Andrade
Volante, que era reserva, deve ficar com o mesmo status.
Volante, que era reserva, deve ficar com o mesmo status.
Elias
Foi um dos principais atletas de Tite nos oito jogos no Brasileiro-10
Foi um dos principais atletas de Tite nos oito jogos no Brasileiro-10
Danilo
Uma dos pilares da equipe supercampeã de Tite na última vez.
Uma dos pilares da equipe supercampeã de Tite na última vez.
Renato Augusto
Meia não teve tantas chances com Tite pelo excesso de lesão.
Meia não teve tantas chances com Tite pelo excesso de lesão.
Guerrero
Peruano tem contrato até julho de 2015. Tenta renovar.
Peruano tem contrato até julho de 2015. Tenta renovar.
ESTÁ DIFERENTE…
Estádio
Tite deixou o Corinthians e o Pacaembu ainda era a casa da equipe. No estádio, o técnico conquistou Brasileirão, Libertadores e Recopa. Em maio deste ano a Arena Corinthians foi inaugurada e agora é o novo caldeirão.
Diretoria
Até fevereiro, o técnico terá de trabalhar com o diretor de futebol Ronaldo Ximenes, que assumiu o cargo no início deste ano. Antes, os homens do futebol eram Roberto de Andrade, candidato à presidência que trouxe Tite, e Duílio Monteiro Alves.
Comissão
O ex-lateral Sylvinho, que chegou em julho do ano passado com Tite, saiu para ser auxiliar de Roberto Mancini na Internazionale de Milão. O médico Guilherme Runco já havia saído também.
VAIVÉM NA REFORMULAÇÃO DO TIMÃO
Saíram em 2014…
Julio Cesar (Goleiro), Alessandro (Lateral-direito), Igor (Lateral-esquerdo), Diego Macedo (Lateral-direito), Paulo André (Zagueiro), Cleber (Zagueiro), Edenílson (Volante), Guilherme Torres (Volante), Willian Arão (Volante), Maldonado (Volante), Jocinei (Volante), Douglas (Meia), Ibson (Meia), Rodriguinho (Meia), Pato (Atacante), Romarinho (Atacante), Zizao (Atacante), Paulo Victor (Atacante) e Emerson Sheik (Atacante)
Chegaram em 2014…
Fagner (Lateral-direito), Uendel (Lateral-esquerdo), Guilherme Arana (Lateral-esquerdo*), Anderson Martins (Zagueiro), Pedro Henrique (Zagueiro*), Bruno Henrique (Volante), Elias (Volante), Jadson (Meia), Petros (Meia), Lodeiro (Meia), Luciano (Atacante), Ángel Romero (Atacante), Malcom (Atacante*) e Gustavo Tocantins (Atacante*)
*Promovidos da base
Fonte: Lancenet