Corinthians estuda retirar cadeiras do setor destinado à Gaviões na Arena em Itaquera

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

Poucos meses depois de inaugurar seu tão sonhado estádio, a moderna Arena em Itaquera, palco de seis jogos na última Copa do Mundo, o Corinthians estuda retirar as cadeiras do setor norte destinadas à Gaviões da Fiel e demais organizadas.

A ideia é deixar o espaço livre para que os torcedores possam pular livremente e realizar os cânticos que envolvam bastante movimento, como o tradicional ‘poropopó’, quando os alvinegros vão de um lado para o outro cantando em apoio à equipe.

‘A ideia do Andrés é essa (retirar as cadeiras do setor). Mas a Copa do Mundo ainda está muito recente, ainda vamos ter mais alguns jogos agora para analisar, um na quarta e o clássico com o Palmeiras no outro domingo, por exemplo. Mas a ideia inicial do Andrés era liberar as cadeiras do setor destinado às organizadas’, disse ao ESPN.com.br o engenheiro Ricardo Corrégio, gerente comercial do estádio.

Sem liberdade para se movimentarem livremente como faziam no Pacaembu, os corintianos das organizadas criaram um jeito inusitado de torcer contra o Internacional nesta quinta-feira. Com as mãos nos ombros de quem estava à frente, eles mexiam os corpos um dos outros em movimentos sinuosos, simulando pulos e tentando evitar danificar o patrimônio alvinegro, mas sem abrir mão da festa.

Nesta quinta, dia do terceiro jogo oficial do Corinthians na Arena e também data da primeira vitória (2 a 1), não houve maiores problemas de cadeiras quebradas como aconteceu anteriormente. Na estreia contra o Figueirense, por exemplo, 74 poltronas foram danificadas, enquanto outras 300 acabaram destruídas em jogos da Argentina no Mundial .

O problema das cadeiras no setor destinado às organizadas é que muitas vezes os torcedores não conseguem pular, como é de praxe nos estádios do Brasil, onde os fãs mais populares não gostam de ver aos jogos sentados. Justamente por isso algumas cadeiras foram quebradas em jogo do time alvinegro, pois alguns corintianos ficavam em pé nas poltronas, que acabavam cedendo. Ou seja, não necessariamente ocorreu depredação.

Arena Corinthians foi palco de seis jogos durante Copa do Mundo | REUTERS

O espaço destinado à Gaviões da Fiel e demais organizadas, como Camisa 12, Pavilhão Nove e Coringão Chopp, fica no setor norte, atrás do gol e ao lado da avenida Radial Leste e do metrô de Itaquera. Atualmente, o lugar comporta 7,5 mil torcedores sentados. A reportagem tentou entrar em contato com Andrés Sanchéz, ex-presidente e responsável do Corinthians pelas obras na Arena, mas não conseguiu até a publicação da matéria.

O Corinthians volta a campo na Arena em Itaquera contra o Bahia, na quarta-feira, pela Copa do Brasil. Depois, no domingo, dia 27 de julho, o teste de fogo da segurança em Itaquera será no clássico contra o Palmeiras, marcado para as 16h.

Fonte: ESPN