Fabiano, Zé Paulo, Pedro Henrique e Guilherme Arana: recém-promovidos (Foto: Daniel Augusto Jr / Ag. Corinthians) |
O técnico Mano Menezes já pensa em como aproveitar os quatro atletas promovidos da base do Corinthians, que ficou com o vice-campeonato da Copa São Paulo de Juniores, no último sábado. O zagueiro Pedro, de 18 anos, o volante Fabiano e o meia Zé Paulo, ambos de 19, e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, caçula, com 16, terão uma rotina diferente e continuarão a ser aproveitados pela equipe sub-20, para não perder o ritmo de jogo, independentemente do espaço entre os profissionais.
O histórico recente do clube, de aproveitar pouco as pratas da casa, preocupa Mano. Por isso, o treinador não quer ninguém encostado no elenco principal. De alguma maneira, os quatro atletas serão aproveitados. Assim, a interação com Osmar Loss, técnico do sub-20, será cada vez maior.
– Temos uma preocupação com o aproveitamento deles. Vamos avaliá-los, ver como chegam e se sentem fazendo a ultrapassagem de uma categoria para outra. Estabelecemos um plano para evitar que eles fiquem muito tempo sem jogar. Se não estiverem sendo aproveitados, a cada 15 dias descerão para jogar na equipe sub-20. Treinarão a semana toda conosco, irão para lá na quinta e na sexta, jogando no sábado, e retornando na segunda – explicou Mano.
Com o ex-lateral Alessandro como coordenador técnico, a transição entre as categorias de base e a equipe profissional do Corinthians será mais rígida. A função do antigo camisa 2 alvinegro será justamente filtrar as promessas do clube, para evitar falsas esperanças e jogadores que não interessem ao grupo principal.
A lateral esquerda, por exemplo, é uma necessidade imediata para o Timão. Com Fábio Santos entregue ao departamento médico e sem prazo estabelecido para voltar, o único jogador disponível para o setor é Uendel. No último sábado, com ele vetado por conta de dores na coxa direita, Mano teve de improvisar Jocinei. Assim, Guilherme Arana pode ganhar uma oportunidade no elenco em breve.
– Trouxemos o Arana porque estamos com um lateral-esquerdo somente. Ele tem 16 anos, é bastante precoce colocar um jogador assim, mas vamos aproveitar a última parte da formação. Se surpreender positivamente, estaremos abertos – resumiu o técnico.
Fonte: Globo Esporte