Guerrero comemora gol pelo Paulistão (Foto: Ari Ferreira/ LANCE!Press) |
Pelo gol no Mundial de Clubes de 2012, no Japão, Guerrero foi eternizado na história do Corinthians. O feito o colocou entre os maiores ídolos do clube, mas há outro topo para o camisa 9 atingir: o de artilheiro do Timão neste século.
Apesar de Mano não confirmar a equipe, o peruano deve ser titular no duelo desta quarta-feira, às 22h, diante do Santos, na Vila Belmiro, pelo Paulistão. Nesta temporada, ele já deixou sua marca na vitória por 1 a 0 sobre o Paulista, na última semana.
Com 27 gols em 66 partidas, ele ainda está atrás dos principais atacantes da história recente (veja abaixo) – até mesmo de Paulinho, volante artilheiro das últimas grandes conquistas.
É possível, em pouco tempo, igualar a marca de Ronaldo (35 gols, entre 2009 e 2011). Em sua apresentação, em julho de 2012, Guerrero disse que o Fenômeno era seu principal ídolo na carreira e que gostaria de repetir um pouco de sua história no Timão.
Ronaldo teve seu auge em 2009, quando foi o destaque do Paulistão e da Copa do Brasil. Foi considerado ídolo e referência, por seu apelo de marketing, mas não foi herói em campo na proporção que foi Guerrero na final contra o Chelsea.
O peruano não gosta de traçar metas para as temporadas. Repete que prefere ajudar o time a pensar nos gols. Quem o conhece, no entanto, sabe que ele esbraveja no vestiário nos jogos em passa em branco.
– Eu sempre vou falar que jogo para o time. Se puder fazer gol, bom, mas eu gosto de jogar para o time, ajudar, dar passe, gosto de jogar futebol… – disse, em sua única entrevista coletiva nesta temporada 2014.
O que pode ajudar Guerrero a atingir a significativa marca de gols é a boa perspectiva de jogos. No ano passado, ele ficou fora do Timão nada menos do que 14 jogos por conta de convocações para a seleção peruana. Como haverá a Copa do Mundo entre junho e julho, no primeiro semestre deste ano haverá apenas uma data Fifa. Tudo indica que a marca pode ficar mais próxima…
ARTILHEIROS DO CORINTHIANS NO SÉCULO 21
1. Dentinho: 55 gols / 187 jogos – média 0,29
2. Gil: 53 gols / 241 jogos – média 0,21
3. Liedson: 50 gols / 111 jogos – média 0,45
4. Tevez: 46 gols / 78 jogos – média 0,58
5. Chicão: 38 gols / 204 jogos – média 0,18
6. Deivid: 37 gols / 99 jogos – média 0,37
7. Rogério: 36 gols / 218 jogos – média 0,16
8. Ronaldo: 35 gols / 69 jogos – média 0,50
9. Paulinho: 34 gols / 167 – média 0,20
10. Ricardinho: 32 gols / 120 jogos – média 0,26
11. Nilmar: 31 / 60 jogos – média 0,51
12. Guerrero: 27 gols / 66 jogos – média 0,40
Fonte: Lancenet