![]() |
Peruano foi o artilheiro do Timão em 2013 (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press) |
Os treinos táticos que vão esboçar o Corinthians do início do Paulistão ocorrerão apenas a partir da próxima semana, mas um jogador já tem recebido elogios do técnico Mano Menezes: Paolo Guerrero. O centroavante peruano tem a admiração do novo chefe, pelos gols e entrega em campo, e desponta como favorito por uma vaga no ataque alvinegro em 2014.
O camisa 9 não esconde o receio em perder a posição. Ele marcou apenas seis gols no segundo semestre de 2013 – sendo o último no dia 2 de outubro – e esteve ausente na reta final, por uma fratura no pé esquerdo e uma torção na região. Sua meta é voar na pré-temporada para não dar brecha aos concorrentes.
Desde o início, quando virou titular com Tite, Guerrero sempre teve cadeira cativa. Em raros momentos, em que boa parte da equipe era poupada, ele ainda ficava no banco e era aproveitado. O antigo treinador dizia que ele tinha virado referência, ‘pivô indispensável’.
Mano quer evitar dar pistas sobre o time, mesmo para os atletas, para estimular a disputa interna até nos treinamentos físicos. Em sua chegada, ele afirmou que criaria ‘atritos’, indicando mudanças em sua equipe. Com Tite, o ataque foi um dos principais problemas durante a reta final do Brasileiro.
– Na medida em que um jogador é o 9, ele está feliz. Quando é colocado como o 19, nem tanto. Vou mudar alguns nomes, isso gera reação – afirmou Mano, na apresentação, usando números fictícios na frase.
COMO FICAM OS OUTROS ATACANTES DO ELENCO EM 2014?
PATO – Reserva em 29 das 57 partidas que disputou pelo Timão em 2013, Pato jogou ao lado de Guerrero em apenas dez ocasiões. Elogiado por Mano na apresentação, o jogador foi utilizado como referência do ataque na Seleção Brasileira, mas no Corinthians de Tite também atuava mais aberto.
EMERSON – Apesar da desaprovação da torcida, foi recordista em assistências e jogou 58 partidas com Tite em 2013, marcando cinco gols. Foi improvisado como 9 na ausência de Guerrero, mas não rendeu. Corinthians quis liberá-lo, mas não recebeu propostas.
ROMARINHO – Com 69 jogos, um a menos que Gil, foi o segundo que mais atuou em 2013. Apesar do fraco rendimento, não teve a titularidade ameaçada em nenhum momento com Tite, e também não sofreu problemas físicos. Na disciplina, no entanto, foi alvo de cobrança do ex-treinador.
PAULO VICTOR – Aos 20 anos, é o único da base que pode ser usado por Mano, já que Léo está na Copa São Paulo e deve ser emprestado após a disputa do torneio, assim como Douglas Tanque. Na temporada passada, Paulo Victor atuou em seis partidas, e pode ter nova chance no início do Paulistão-2014.
OS NÚMEROS DE GUERRERO NO CORINTHIANS:
2012
Total de jogos – 17
Jogos como titular – 13
Jogos como reserva – 4 (Cruzeiro, Bahia, Vasco, Coritiba)
Gols – 8
2013
Total de jogos – 46
Jogos como titular – 43
Jogos como reserva – 3 (Bragantino, Goiás, Coritiba)
Gols – 18
Total
63 jogos (56 como titular, 7 como reserva) e 26 gols
Fonte: Lancenet