A Fifa está de olho nos movimentos financeiros que os clubes estão realizando ao redor do mundo. A entidade máxima do futebol mundial vem realizando uma força-tarefa para brecar a irresponsabilidade dos times de futebol que contratam sem condições.
No Brasil, o Cruzeiro foi punido e vai iniciar o Brasileirão da Série B com menos seis pontos. Na Ingleterra, o Manchester City é o alvo da Fifa após inflacionar receitas para maquiar o alto investimento no futebol.
O blog “Lei em campo”, do UOL, traz a informação de que o Corinthians também está no radar da Fifa. “Todo clube que esquecer de cumprir seus compromissos financeiros, seja o pagamento para o outro clube por uma transferência internacional, ou mesmo o compromisso básico de pagar seu empregado em dia”, diz trecho da publicação.
A publicação ainda lembra as punições recebidas por Sport e Vasco, proíbidos de registrar novos jogadores após serem punidos pelo CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas), e também relata que a Fifa aumentou o número de pessoas nas análises desses casos.
O regulamento da Fifa ainda fala em rebaixamento para clubes que não cumprirem com suas obrigações financeiras.