Timão tem semana livre após 27 jogos, e Tite busca ‘efetividade’

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Tite terá mais tempo para treinos no CT: sequência
de 27 jogos desgastou (Foto: Cleber Akamine)
O Corinthians caiu de rendimento no segundo turno do Campeonato Brasileiro e foi eliminado da Copa do Brasil, mas, enfim, terá um tempo maior para corrigir seus erros e tentar uma classificação que já parece improvável à Taça Libertadores. Após 13 semanas de jogos seguidos às quartas e domingos, o técnico Tite terá um respiro.
O intervalo de sete dias entre o empate por 1 a 1 com o Santos e o duelo com o Vitória, no próximo domingo, é tratado como decisivo pelo comandante. A principal questão continua sendo a falta de criação e de finalizações no ataque. No Brasileirão, são apenas 24 gols em 31 jogos – só o lanterna Náutico fez menos (20).
– Vamos utilizar essa semana para nos prepararmos para domingo e traduzirmos oportunidades em gol, buscando uma efetividade maior – resumiu Tite.
Desde o empate sem gols com o São Paulo, dia 28 de julho, o Corinthians teve 27 jogos num período de três meses. Foram oito vitórias, 12 empates e sete derrotas, um desempenho apenas razoável. Desde o fim de julho, o Timão caiu de rendimento, “acomodou-se” na 12ª posição do Brasileiro e foi eliminado pelo Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil.
O excesso de jogos fez Tite sofrer com lesões e suspensões de seus jogadores mais importantes. O mês de setembro trouxe o ápice da crise, com uma série de oito jogos sem vitórias. A derrota para o Grêmio, no início de outubro, colocou em xeque o futuro do técnico – sua permanência foi definida após longa reunião no CT Joaquim Grava.
Fora da Copa do Brasil, o Timão terá tabela menos cansativa até o fim do campeonato. São sete jogos espaçados em seis semanas, mas apenas dois deles no Pacaembu – contra Vasco e Internacional. O time tem outro jogo em casa, contra o Fluminense, mas ainda tem de pagar uma perda de mando de campo. A tendência é que a partida seja em Araraquara.
Além disso, o Corinthians enfrenta Vitória, Coritiba, Flamengo e Náutico fora de casa. Com 41 pontos na tabela, o time está a 11 do G-4. Mais do que a vaga na Libertadores, o elenco corintiano busca resgatar a dignidade de um ex-campeão da competição sul-americana e, ainda, atual campeão mundial.