Início » Política » Torcidas convocam para ato em Brasília: “Somos patriotas e teremos bandeiras do Brasil”

Torcidas convocam para ato em Brasília: “Somos patriotas e teremos bandeiras do Brasil”

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Corintianos estarão em ato em Brasília / Foto: Divulgação


Torcedores de diversos times e de grupos que lutam pela democracia organizam mais um protesto para o próximo domingo (07), em Brasília, a partir das 09h (de Brasília), com concentração na histórica Biblioteca Nacional. 

Em comunicado, o grupo convoca para o ato “Unidos pela democracia contra o Racismo e o Fascismo” e expõe algumas novidades, uma delas é a presença da bandeira do Brasil nas manifestações, objeto de uso de eleitores do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) nos últimos anos. A ideia é mostrar o tom patriota do ato.

“Salvar vidas é mais importante que salvar a economia neste momento de pandemia e de crise econômica.  O SUS deve ser defendido, porque sem ele a maioria da população brasileira estaria desamparada e desassistida, esta também será uma de nossas bandeiras!”, diz trecho do comunicado.
“A vida das mulheres, dos negros e negras, dos povos indígenas, das pessoas com deficiência, dos LGBT e dos idosos importam tanto quanto a vida de qualquer homem branco, jovem, heterossexual, saudável e milionário”, afirma outro trecho.
As manifestações pró-democracia acontecem de maneira revezada entre São Paulo e Brasília há algumas semanas. A última aconteceu em São Paulo, no domingo passado. 
VEJA ABAIXO O COMUNICADO: 

Acontecerá neste próximo domingo um ato democrático com a temática “Unidos pela democracia contra o Racismo e o Fascismo”.  A manifestação acontecerá no dia 07/06 a partir das 09h00 com concentração na Biblioteca Nacional de Brasília.

O movimento surgiu da ideia conjunta construída entre torcedores de futebol de diversas torcidas de times de fora do Distrito Federal e torcidas locais que tinham os mesmos objetivos, propósitos e ideais que – é lutar contra este desgoverno, pautando o enfrentamento contra o racismo e o fascismo impetrados por parte do atual governo Bolsonarista.  

Este ato é uma conglomeração de diversos grupos sociais, que tem como principal característica fazer oposição ao fascismo por quaisquer meios necessários com objetivos pacíficos e disseminando a paz.

O nosso foco declarado é lutar contra a extrema-direita e contra movimentos racistas, xenófobos e supremacistas brancos diretamente. 

No Brasil, a mobilização tem sido motivada por conta dos atos recentes de Bolsonaristas pedindo a volta do AI-5 e uma possível intervenção militar. Queremos ter direito de manifestação e de ir e vir, o AI 5 e a intervenção militar não são a solução. Estes são a ausência e a supressão de direitos.

Ressaltamos que este não é um ato institucional convocado pelas instituições de Torcidas Organizadas, mas sim de integrantes e torcidas “Antifas”. Os membros têm entrado nesta luta sendo protagonistas destas ações democrática. 

A Constituição Federal é uma forma de garantir o respeito à democracia, a separação de poderes dos entes que compõem o Estado e os direitos do povo.

Salvar vidas é mais importante que salvar a economia neste momento de pandemia e de crise econômica.  O SUS deve ser defendido, porque sem ele a maioria da população brasileira estaria desamparada e desassistida, esta também será uma de nossas bandeiras.

A vida das mulheres, dos negros e negras, dos povos indígenas, das pessoas com deficiência, dos LGBT e dos idosos importam tanto quanto a vida de qualquer homem branco, jovem, heterossexual, saudável e milionário.  

Nossa luta é apartidária em defesa do Brasil.  É Impossível não se sensibilizar com a opressão, com a maldade, com a crueldade.  Não podemos nos calar mediante a monstruosidade dos preconceituosos. 

Vale lembrar que o silêncio fortalece essa sociedade preconceituosa, portanto não ficaremos calados a qualquer ato de discriminação étnica, racial ou social. 

Repudiamos atos violentos, queima de bandeiras, depredação do patrimônio público. Ressaltamos que o nosso ato será totalmente pacifico.

Estaremos todos seguindo as recomendações de distanciamento, evitando ao máximo contato físico. O uso de máscaras será  obrigatório, além do álcool em gel.

Somos patriotas sim! E teremos bandeiras do Brasil também no nosso ato democrático popular.
 
 
Faça da sua indagação a comunicação.

Unidos pela democracia contra o racismo e o fascismo!


VEJA MAIS:
Vágner Love encabeça lista de dispensas
Gil terá um novo companheiro de zaga no Corinthians
Sampaoli quer meio-campista do Corinthians
Mais habilidoso e melhor finalizador; Corinthians prepara transição do “novo Pedrinho”
Jô quer retornar ao Corinthians
Veja a suposta nova camisa do Corinthians 20/21 que vem dando o que falar

NOS AJUDE A ALCANÇAR 1 MILHÃO DE FÃS NO FACEBOOK. CLIQUE EM CURTIR!
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL