Gremistas são os mais fanáticos do Brasil, segundo apontou pesquisa realizada em todo país (Foto Arena) |
O Grêmio é o clube com maior percentual de torcedores que se dizem fanáticos. Dentre um total de aproximadamente 7 milhões de gremistas, cerca de 1,6 milhão acompanham o time de forma assídua, segundo pesquisa realizada pela Pluri Consultoria. O rival Internacional aparece logo em seguida, com 1,2 milhão de fanáticos, que seguem de perto o Colorado.
De acordo com os dados divulgados, o estudo para identificar a curva de preferência dos torcedores e, consequentemente, o potencial de consumo de cada um, separa os mais engajados (fanáticos e torcedor) dos menos engajados (simpatizantes e indiferentes). As informações obtidas se tornam fundamentais para os clubes traçarem suas estratégias baseadas no perfil de seus seguidores.
Atual campeão da Libertadores e o próximo brasileiro a disputar o Mundial de Clubes, o Atlético-MG aparece em terceiro no ranking. O Galo tem 17,2% do total de sua torcida engajados com o dia-a-dia do clube. E para surpresa, o Santa Cruz, atualmente na 3ª divisão do Campeonato Brasileiro, com 16,3% de torcedores apaixonados, é o 4º.
Os números obtidos com o Flamengo, clube de maior torcida do país, com cerca de 30,3 milhões de pessoas, são de 3,9 milhões de rubro-negros fanáticos, portanto, 12,7% do total, que o deixa apenas na 9ª colocação. Já o Corinthians, que segue de perto os cariocas em quantidade total de torcida, está em 7º lugar, com 14,2%, atrás de Atlético-PR (15,7%) e Coritiba (14,7%).
Palmeiras, São Paulo e Santos, os outros três grandes da capital paulista aparecem em 10º, 15º e 17º lugares, respectivamente.
Fonte: Fox Sports