A Odebrecht, construtora de quatro dos 12 estádios que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014, será credora de quatro times da Série A do Campeonato Brasileiro: Bahia, Flamengo, Fluminense e Corinthians. Com isso, estes clubes têm ou passarão a ter dívidas com a empresa.
Os débitos estão ligados às construções ou gestões dos novos estádios. No caso do Bahia, a Arena Fonte Nova. De acordo com o blog de Rodrigo Mattos, do UOL, as dívidas giram em torno de R$ 500 milhões, mas o jornalista ressalta que o valor exato é algo difícil de se calcular.
Ainda de acordo com Mattos, Bahia e Fluminense já apresentam débitos com a Odebrecht, já que a empresa já fez um adiantamento ao tricolor baiano referente ao contrato para utilização da nova arena.
Dos quatro clubes citados, no entanto, a maior dívida é corintiana, devido à construção do Itaquerão. Com o dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) ainda travado e a lentidão para liberação de títulos da prefeitura, a obra tem sido custeada por empréstimos bancários e recursos próprios da construtora.
Fonte: Bahia Noticias