Fenômeno da Fiel, Ronaldo comemora seu 37º aniversário

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians |
Fenômeno completa 37 anos

Curiosamente no dia em que Ronaldo, o Fenômeno da Fiel, completa 37 anos, o Corinthians, clube no qual encerrou sua carreira, enfrenta o Cruzeiro, equipe onde deu seus primeiros passos no futebol. Neste domingo (22) festivo para o gênio, ídolo alvinegro e nacional, você confere mais uma matéria especial preparada em parceria com a Placar e a TV Globo.

A consagração já havia acontecido. Com apenas 17 anos, todo o peso de uma convocação para uma Copa do Mundo se transformou em alegria e grande feito na carreira de Ronaldo Luís Nazário de Lima. Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994, o Fenômeno trilhou um caminho de sucesso na Europa, em grandes clubes da Espanha, Holanda e Itália. Nascido no dia 22 de setembro de 1976, o menino de São Cristóvão brilhou ao longo de sua carreira, apesar das lesões sérias que fizeram todos crerem que tudo estava encerrado para o camisa 9.

Ídolo de várias gerações e clubes, Ronaldo se consagrou de vez em 2002, quando marcou os dois gols da decisão contra a Alemanha e levantou a sua segunda taça da Copa do Mundo, em Yokohama, no Japão, onde o Timão também seria dono do mundo dez anos depois. As lesões reapareceram nos tempos de Milan (ITA), o que fez o mundo da bola pensar que perderia um de seus grandes protagonistas.

Estavam errados. Num momento crucial da história do Corinthians, de volta à Série A e reestruturação do clube, Ronaldo abraçou o projeto alvinegro e em 2008 assinou contrato para jogar no Timão em 2009. Se os milhares de torcedores que compareceram ao Parque São Jorge para sua apresentação oficial soubessem o que presenciariam, não acreditariam.

No dia 04 de março de 2009, o Corinthians vencia o Itumbiara-GO por 2 a 0 e avançava à segunda fase da Copa do Brasil, no estádio Juscelino Kubitschek, em Itumbiara. Por um momento, milhões de corinthianos espalhados pelo planeta pararam e viram o chamado de Mano Menezes. Aos 21 minutos do segundo tempo daquela partida, o Fenômeno estava de volta aos gramados brasileiros. No compromisso seguinte, contra o Palmeiras, pelo Paulistão, Ronaldo Fenômeno deixou o banco para empatar a partida em 1 a 1, já nos acréscimos, e se eternizar num típico Gol de Muro.

Com maestria e liderança, Ronaldo conduziu uma equipe muito bem montada por Mano Menezes à glória. Somente naquele primeiro semestre, conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil de 2009, marcando gols inesquecíveis sobre grandes rivais e em decisões. Em sua passagem pelo Timão, que durou até fevereiro de 2011, Ronaldo balançou as redes 35 vezes em 69 partidas.

Fenomenal dentro de campo, Ronaldo foi também um dos grandes pilares para o crescimento e reestruturação do Corinthians em diversos níveis. Hoje, após todas as conquistas, a Fiel não tem dificuldades em olhar para trás e indicar um dos grandes responsáveis.

Parabéns, Ronaldo!

Fonte: Site Oficial do Corinthians