O ex-jogador completa 47 anos. | © Placar |
O eterno xodó da Fiel. José Ferreira Neto, ou simplesmente Neto, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, faz aniversário nesta segunda-feira (09). O ex-jogador, atualmente comentarista da Band, completa 47 anos.
Neto chegou ao Timão em 1989, em uma troca com o Palmeiras, que cedeu o meia e o lateral esquerdo Denys para receber o meia Ribamar e o lateral esquerdo Dida. Começava ali uma das maiores identificações entre um jogador e a Fiel nos 103 anos de história do clube de Parque São Jorge.
Somando as duas passagens (1989/1993 e 1997), Neto fez 228 jogos e 80 gols. Em campo, o ex-jogador era temido pelo talento que tinha ao cobrar faltas. Muitos de seus gols vieram desse jeito. Como o golaço contra o Flamengo, no Maracanã, em 1991, em que o meia cobrou uma falta na intermediária, com força, no ângulo. Um gol que está registrado nos muros do CT Dr. Joaquim Grava.
Mas o principal momento de Neto no Corinthians foi a conquista do Brasileirão de 1990, que, na época, era um título inédito. O craque foi o líder de um time marcado pela raça e pela entrega. Naquela campanha, marcou nove dos 26 gols da equipe, cinco deles de falta. Na fase final, foi decisivo nos jogos no Pacaembu, fazendo os dois gols da virada contra o Atlético-MG nas quartas e o gol da vitória por 2 a 1, também de virada, contra o Bahia, pelas semifinais.
A República Popular do Corinthians, composta por 30 milhões de loucos, celebra o aniversário de seu eterno xodó. Parabéns, Neto!
Fonte: Site Oficial do Corinthians