A primeira taça da história do clube veio quatro anos depois de sua fundação. O Corinthians fez a sua primeira festa de campeão em 1914, sob a batuta do ídolo e artilheiro Neco, que marcou 12 gols. Em uma época de plena luta contra os clubes da elite, as dez vitórias em dez jogos durante a campanha invicta permanecem como a demonstração inicial de força do Timão.
@Placar
![]() |
Basílio corre para a torcida: era o gol do fim do tabu de 23 anos sem títulos |
Primeiro título pós-jejum – Paulistão de 1977
Não é necessário apontar títulos para dizer o que foi a Democracia Corinthiana para a história do Sport Club Corinthians Paulista. Com um modelo de gestão revolucionário no qual tanto jogadores como funcionários tinham uma voz ativa nas decisões do clube, Sócrates, Casagrande, Wladimir e cia fizeram história e mostraram ao mundo que o Corinthians se preocupava também com as questões sócio-políticas de sua época, no caso a ditadura militar brasileira. O primeiro resultado “material” foi o Paulistão de 1982, vencido em cima do São Paulo.
@Placar
![]() |
Uma equipe aguerrida que entrou para a história com o primeiro título brasileiro do Timão |
Forte nas competições estaduais, o Timão buscou a sua libertação nacional no ano de 1990. Desacreditado no início, o clube do Parque São Jorge foi ganhando a confiança da Fiel à medida que Ronaldo espalmava ou Neto marcava seus golaços de falta. Em um Morumbi lotado de corinthianos, o talismã Tupãzinho marcou o gol do título e colocou o Alvinegro no topo do país pela primeira vez.
Campeão do Brasileirão em 1990, o Corinthians expandiu o seu repertório de títulos nacionais com a Copa do Brasil. Em duas vitórias emocionantes sobre o Grêmio-RS, Marcelinho decidiu para o Timão no jogo de ida com belo gol de falta e no de volta com um gol chorado, do jeito corinthiano sofrido de ser.
@Placar
![]() |
Para muitos, o time mais técnico da história do Timão, o primeiro campeão do Mundial de Clubes da FIFA |
Logo no início de 2000, com apenas 14 dias de temporada, a Fiel invadiu o Rio de Janeiro pela segunda vez e viu o Timão se tornar o primeiro campeão do Mundial de Clubes da FIFA. Após enfrentar Raja Casablanca (MAR), Real Madrid (ESP), Al-Nasser (SAU) e Vasco, na épica final do Maracanã, o Corinthians pintou o mundo em preto e branco.
@Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
![]() |
O time comandado por Tite que libertou a Fiel e trouxe a Libertadores pela primeira vez para o Parque São Jorge |
A taça que faltava ao Timão não falta mais. Em 2012, o elenco comandado pelo técnico Tite alcançou o topo da América em campanha invicta com apenas quatro gols sofridos. Após bater equipes como o Vasco e o Santos, o Corinthians conseguiu importante empate na Bombonera com o Boca Juniors, da Argentina, e venceu no Pacaembu com dois gols de Emerson Sheik.
Campeão da Libertadores de 2012, o Alvinegro se credenciou para a disputa de sua primeira Recopa Sul-Americana neste ano. Contra o São Paulo, campeão da Copa Sul-Americana, o Timão foi melhor e venceu tanto no Morumbi quanto no Pacaembu. Foi o troféu que possibilitou a alcunha da Tríplice Coroa, somando-se o Mundial de Clubes da FIFA e a Copa Libertadores da América.
Fonte: Site Oficial do Corinthians