Renato Augusto, no desembarque do Corinthians nesta quinta-feira (Foto: Sergio Gandolphi) |
O Corinthians é, disparado, dono da melhor da defesa do Campeonato Brasileiro. Foram apenas seis gols sofridos em 14 jogos, com uma média de 0,4 gol por partida. Para efeito comparativo, a segunda zaga menos vazada da competição nacional, compartilhada por Cruzeiro, Botafogo e Grêmio, sofreu 13 gols, mais que o dobro do Timão. Uma estatística exaltada rodada após rodada pelo técnico Tite e por seus jogadores.
No empate sem gols com o Fluminense, na última quarta-feira, o poder defensivo do Corinthians ficou claro mais uma vez. Mesmo fraco na criação de jogadas, o Timão conseguiu se segurar, evitar novamente os gols adversários e sair do estádio do Maracanã com um ponto. Na visão de Renato Augusto, um triunfo coletivo do elenco.
– A defesa é fruto do trabalho de todo mundo. Não só da zaga, mas do meio-campo e do ataque, que é onde começa a marcação. Isso se deve muito ao trabalho do Tite, que soube colocar isso no time. Mas também é importante fazer gols – analisou.
A ideia de Renato Augusto agora é não deixar a vitória escapar no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Coritiba, no Pacaembu. Conquistar quatro pontos na semana seria fundamental para segurar a vaga no G-4 e ultrapassar o time paranaense, concorrente direto no momento: enquanto o Timão tem 22 pontos, o Coxa acumula 24. Mas voltar a campo tão pouco tempo depois incomoda o meia. de todo mundo. Não tomar gols é fundamental para ser campeão. E lá na frente tem muita qualidade para resolver – argumentou.
– Aqui é desumano. Na Europa você faz 50 ou 60 jogos por temporada, aqui são quase 90, fora as viagens. É difícil, o desgaste é muito grande. Agora, contra o Coritiba, vai ser um jogo de seis pontos. Precisamos fazer a lição de casa para fecharmos a semana com quatro pontos.
Goleiro menos vazado do Brasileirão, Cássio também agradeceu a ajuda dos companheiros pela estatística favorável. Embora a defesa, especificamente, venha sendo o destaque do Corinthians neste Brasileirão, o camisa 12 fez questão de exaltar a qualidade do setor ofensivo.
– É legal ser o menos vazado, mas não é uma vitória só nossa. Estamos bem porque o time volta, ajuda o estilo de jogo do Tite. Essa é uma vitória
Fonte: Globo Esporte