![]() |
Lugano elogiou Democracia Corinthians, mas depois criticou / Foto: Reprodução |
Ídolo do São Paulo e atual superintendente de relações institucionais do clube rival, o ex-zagueiro Lugano criticou a Democracia Corinthiana, capítulo marcante da história do Corinthians onde os atletas tinham voz e decidiam temas importantes dentro do clube.
Ao site argentino Infobae, Lugano inicia elogiando a Democracia Corinthiana, movimento liderado por Sócrates, Casagrande e Wladimir. Ele lembra que e período fez parte da história brasileira. Os atletas corintianos, vale lembrar, agiam como agentes políticos em prol da votação direta no Brasil.
“O Corinthians é meu maior rival aqui (no Brasil). Sócrates era um fenômeno, uma besta como jogador. Foi um momento muito particular da sociedade brasileira”, disse Lugano. “(Sócrates) tinha uma forma de se expressar, um carisma e uma preocupação social notável”, completou.
Na sequência do elogio, porém, Lugano minimiza o movimento ao citar Emerson Leão, goleiro corintiano na época que não participava do movimento de maneira prática e sempre fez ressalvas ao movimento.
“Eu também escutei Emerson Leão, uma personalidade forte, que era parte da Democracia. Disse que era muito linda a Democracia Corintiana, mas que não o deixavam treinar“, lembra Lugano
“É verdade, muito linda a democracia para decidir tudo, mas se de repente seis queriam treinar, e dez não, não te deixavam? É muito romântica a história, Sócrates é um fenômeno em um contexto social e político muito especial, mas, bem, temos que dar a dimensão necessária“, conclui.
A Democracia Corinthians é considerada o maior movimento ideológico do futebol brasileiro e ocorreu entre 1981 e 1985. O nome foi dado pelo publicitário Washington Olivetto, ilustre corintiano.
VEJA MAIS:
Naming rights: Andrés Sanchez confirma conversas com rei de Dubai
Vágner Love encabeça lista de dispensas
Gil terá um novo companheiro de zaga no Corinthians
Sampaoli quer meio-campista do Corinthians
Mais habilidoso e melhor finalizador; Corinthians prepara transição do “novo Pedrinho”
Jô quer retornar ao Corinthians
Veja a suposta nova camisa do Corinthians 20/21 que vem dando o que falar
NOS AJUDE A ALCANÇAR 1 MILHÃO DE FÃS NO FACEBOOK. CLIQUE EM CURTIR!
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL