‘O futebol brasileiro até pode enfrentar uma crise técnica, mas continua sendo um dos principais celeiros de jogadores. Prova disso, foi um levantamento divulgado pela Pluri Consultoria. A empresa publicou um ranking com as 100 maiores transações do futebol mundial e o Brasil é o país com mais jogadores: 19.
Somando as 19 negociações presentes no ranking, o futebol brasileiro movimentou 726 milhões de euros (cerca de R$ 2,117 bilhões). O segundo país com mais jogadores é a Espanha, que conta com 12 nomes entre os 100 primeiros. A Argentina aparece na terceira posição, com 11 jogadores.
Apesar de liderar em quantidade, a maior transação da história não pertence ao país. Até o momento, a maior negociação foi a do atacante português Cristiano Ronaldo, hoje no Real Madrid-ESP. Para contratá-lo, o time merengue pagou 94 milhões de euros ao Manchester United-ING.
Logo em seguida, aparece o meia francês Zidane, que foi comprado pelo Real da Juventus-ITA por 73,5 milhões. Na sequência estão Ibrahimovic, que custou 69,5 milhões de euros ao Barcelona quando veio da Inter de Milão-ITA; Kaká, contratado pelo Real do Milan-ITA por 65 milhões de euros; e Figo, cujo valor pago pelo Real ao Barça foi 60 milhões de euros.
A contratação de Neymar aparece apenas como a oitava maior da história. O time catalão gastou ‘apenas’ 57 milhões de euros para tirar o brasileiro do Santos. Na cotação atual, isso significa que foram pagos ao time da Vila Belmiro cerca de R$ 166 milhões.
Confira abaixo o ranking das 100 maiores negociações:
Fonte: Futebol Interior