Brasil lidera ranking das maiores transferências da história. Confira!

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
‘O futebol brasileiro até pode enfrentar uma crise técnica, mas continua sendo um dos principais celeiros de jogadores. Prova disso, foi um levantamento divulgado pela Pluri Consultoria. A empresa publicou um ranking com as 100 maiores transações do futebol mundial e o Brasil é o país com mais jogadores: 19.
Somando as 19 negociações presentes no ranking, o futebol brasileiro movimentou 726 milhões de euros (cerca de R$ 2,117 bilhões). O segundo país com mais jogadores é a Espanha, que conta com 12 nomes entre os 100 primeiros. A Argentina aparece na terceira posição, com 11 jogadores.
Apesar de liderar em quantidade, a maior transação da história não pertence ao país. Até o momento, a maior negociação foi a do atacante português Cristiano Ronaldo, hoje no Real Madrid-ESP. Para contratá-lo, o time merengue pagou 94 milhões de euros ao Manchester United-ING.
Logo em seguida, aparece o meia francês Zidane, que foi comprado pelo Real da Juventus-ITA por 73,5 milhões. Na sequência estão Ibrahimovic, que custou 69,5 milhões de euros ao Barcelona quando veio da Inter de Milão-ITA; Kaká, contratado pelo Real do Milan-ITA por 65 milhões de euros; e Figo, cujo valor pago pelo Real ao Barça foi 60 milhões de euros.
A contratação de Neymar aparece apenas como a oitava maior da história. O time catalão gastou ‘apenas’ 57 milhões de euros para tirar o brasileiro do Santos. Na cotação atual, isso significa que foram pagos ao time da Vila Belmiro cerca de R$ 166 milhões.
Confira abaixo o ranking das 100 maiores negociações: