Início » Ex-jogadores » Ricardinho sobre gol histórico no Dia das Mães em clássico: ‘Inesquecível’

Ricardinho sobre gol histórico no Dia das Mães em clássico: ‘Inesquecível’

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Ricardinho, em lance da semifinal do Paulistão de 2001 (Foto: agência Gazeta Press)
Corinthians e Santos se enfrentam neste domingo, 12 de maio, pelo jogo de ida da final do Campeonato Paulista, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu. Segundo domingo do mês, a data coincide com o Dia das Mães. Há exatos 12 anos, no mesmo marco comemorativo, o Timão levou a melhor sobre o Peixe em um dos jogos mais emocionantes da história do clássico, partida que teve o ex-meia Ricardinho como protagonista.

Os rivais disputavam a semifinal do estadual de 2001. O Santos precisava de um empate para chegar à decisão do torneio. Com pênaltis desperdiçados dos dois lados – por Marcelinho Carioca e Dodô – as equipes empatavam por 1 a 1 até os 47 minutos e meio do segundo tempo. Na última tentativa corintiana, Gil avançou pela lateral, rolou para trás e, após corta-luz de Marcelinho, Ricardinho completou para as redes – clique aqui e assista a esse e outros gols históricos do Corinthians.

Hoje técnico do Avaí, o ex-jogador relembra com muito carinho um dos gols mais inesquecíveis de sua carreira. Naquela oportunidade, a mãe, Rosely, e a esposa, Juliana, estavam no estádio do Morumbi, e Ricardinho dedicou o gol a elas. Ele havia sido pai pela primeira vez um ano antes, quando nasceu Bruno, primeiro de seus três filhos. Uma cena que nunca sairá da memória do ex-meia.

– Esse dia foi marcante por diversas situações. A primeira delas pelo resultado da forma que foi, por ser um clássico, uma semifinal decisiva. Depois, por ser Dia das Mães. A minha mãe estava no estádio, e a minha esposa também. Foi especial demais – afirmou, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.
Revelado pelo Paraná, Ricardinho se destacou no Corinthians entre 1998 e 2002. Depois, ele passaria por dois rivais do Timão: primeiro o São Paulo, e depois o próprio Santos. Atualmente no cargo de técnico, ele disse acompanhar as grandes equipes do país por obrigação profissional e rasgou elogios tanto ao Timão quanto ao Peixe, elegendo-os como exemplos a serem seguidos no contexto nacional.
Quanto à estrutura de ambos, o ex-jogador exaltou o lado corintiano, especialmente pela construção do CT Joaquim Grava e da Arena Corinthians, estádio que sediará a abertura da Copa do Mundo e receberá os jogos do Timão em breve.
– Faz parte da minha função como técnico acompanhar. Tenho de observar todas as equipes. O Corinthians hoje é um time de ponta, e o Santos também. Ambos estão há alguns anos em momentos bons, disputando torneios sempre com objetivo de ser campeão – disse.
– O Corinthians naquela época já era um clube grande e com boa estrutura. Hoje continua sendo um clube grande, mas com uma estrutura excepcional. É totalmente diferente da nossa época. O clube se estruturou muito, tem um estado que está ficando pronto e oferece tudo de melhor em condições de trabalho.
Um palpite para o clássico deste domingo? Ricardinho prefere não apostar em nenhum dos lados, mas acredita que o conjunto do Corinthians medirá força com os talentos individuais do Santos. O ex-jogador destacou o caráter completo do elenco do Timão e a habilidade de figuras de destaque do Santos, como o craque Neymar e outras peças de destaque, como Arouca, Cícero e Marcos Assunção.
– Prefiro não apostar, mas acho que Corinthians e Santos entram em igualdade de condições. No ano passado, pela Libertadores, já foi assim, e a situação é a mesma. O Corinthians vai bem coletivamente, e o Santos individualmente – argumentou.