‘Messi’ para torcedores, Zizao ainda tenta conquistar a confiança de Tite

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
O chinês Zizao, no programa Altas Horas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Mesmo sem entrar em campo há mais de três meses, Zizao segue com prestígio entre os torcedores. Nos bastidores do programa Altas Horas, da TV Globo, o chinês foi o convidado mais requisitado para fotos, autógrafos e entrevistas, até por aqueles que nem corintianos eram.

Durante a gravação, ele também foi o mais aplaudido pela plateia, que se divertia com seu esforço em falar português. Dentro das quatro linhas, porém, o jogador ainda tem muito o que fazer para conquistar a simpatia do técnico Tite e voltar a fazer parte do time no restante da temporada.

Contratado em fevereiro de 2012, principalmente para participar de campanhas de marketing do Corinthians, com foco no mercado asiático, Zizao soma apenas quatro partidas com a camisa do clube: estreou contra o Cruzeiro, no Brasileiro do ano passado, e ganhou chance nas três primeiras rodadas do Campeonato Paulista, enquanto os jogadores que disputaram o Mundial de Clubes da Fifa ainda estavam de férias. No entanto, desde 27 de janeiro, não entra mais em campo, e, apesar de ter sido inscrito na Libertadores, parece não fazer parte dos planos de Tite.

– Não sei quando vou voltar a jogar, mas estou preparado. Respeito o técnico, ele é quem decide se eu consigo ou não.

Apesar do baixo aproveitamento dentro das quatro linhas, Zizao inegavelmente tem empatia com a torcida. As tímidas pedaladas, primeiro contra o Cruzeiro, depois diante do Paulista, que terminaram na assistência para que Giovanni balançasse a rede, já foram suficientes para que as atenções se voltassem a ele. No começo desta semana, o chinês esteve em foco mais uma vez ao gravar, com outros jogadores do Timão, uma paródia de uma campanha publicitária de um dos patrocinadores do clube – clique aqui e veja o vídeo.

Durante a gravação do Altas Horas, Zizao provou diversas vezes que realmente ‘está lendo’ e pouco precisou da ajuda de seu tradutor para se comunicar. Ele garante que não tem aulas de português, que aprende apenas com a convivência com seus companheiros de time. Por outro lado, confessou que, apesar de ler bem, tem dificuldade para manter uma conversa mais elaborada. O chinês ainda bateu bola com o cantor Naldo, outro convidado do programa, e com o apresentador Serginho Groismann.

– Zizao é melhor que Messi, ele é demais – repetia Serginho Groismann. Declaradamente torcedor do Corinthians, ele foi um dos que não resistiu e pediu para tirar fotos com o jogador antes do programa.

Comparações à parte, Zizao pode, em duas semanas, conquistar seu primeiro título com a camisa do Timão – ele já estava no clube nas conquistas da Libertadores e do Mundial, mas não foi inscrito em nenhuma das competições. Caso o time de Tite vença o Santos nas finais do Campeonato Paulista, o chinês soltará o grito de campeão com os companheiros.

– Estou na expectativa, vamos ganhar. Vai ser 3 a 0. Pode ser 4 a 1 também, 2 a 0, não sei – palpitou Zizao, que garantiu ir ao Pacaembu no domingo. Provavelmente, apenas para assistir ao jogo decisivo das tribunas.

Fonte: Globo Esporte