Ronaldo brilhou na final de 2009 sobre o Santos, quando marcou dois gols© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians |
Neste domingo (21), às 16h, contra o Atlético Sorocaba, no estádio do Pacaembu, o Corinthians faz seu último jogo pela primeira fase do Paulistão. Maior campeão do torneio com 26 títulos, o clube relembra uma data especial na véspera do duelo. Há 100 anos, o Alvinegro deixava a várzea por um lugar ao sol e fazia sua estreia oficial em Campeonatos Paulistas. Reviva o centenário neste especial preparado em parceria com a Placar.
Três anos se passaram desde a fundação por um grupo de operários do Bom Retiro. Enraizado no povo, o Corinthians crescia nos campos da várzea paulistana. Porém, não duraria muito tempo, afinal, em 1913, o time pleitearia a tão sonhada vaga no Campeonato Paulista daquele ano. Para isso, a Liga Paulista de Futebol organizou uma eliminatória.
No estádio do Velódromo Paulistano, contra Minas Gerais e São Paulo do Bexiga, o Corinthians fez os dois jogos mais importantes de sua história até aquele momento. E os resultados foram animadores. No dia 23 de março, Rodrigues marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Minas Gerais. No dia 30 de março, uma goleada de 4 a 0 sobre o São Paulo do Bexiga consumou o sonho do povo. O Timão estava classificado para o seu primeiro Estadual.
Convém lembrar que a Liga Paulista de Futebol não admitia que as equipes participantes jogassem sem escudos nos uniformes. Nasce então o primeiro escudo da história do clube, o conhecido e simples CP. A partir dali, a sigla que definia Corinthians Paulista representaria a mística perante os adversários.
Enfim, a tão sonhada primeira partida oficial pelo Paulistão veio no dia 20 de abril de 1913. O Timão enfrentou o tradicional Germânia, atual Esporte Clube Pinheiros, e perdeu por 3 a 1. Mas a Fiel não estava preocupada, aquele era apenas o primeiro passo de uma longa e vitoriosa caminhada construída ao longo das décadas que se sucederam. Com uma campanha mediana e atrás de Americano, Ypiranga e Internacional, o Time do Povo ganhou experiência.
Passados 100 anos, a Fiel pode se orgulhar. Atual campeão invicto da Libertadores e Bi Mundial de Clubes, o Timão é o campeão dos campeões de seu estado, com 26 títulos, sendo o último em 2009.
Fonte: Site Oficial do Corinthians