![]() |
Corinthians pagará primeira parcela de Pato com luvas da Nike |
O Corinthians usará parte das luvas pagas pela Nike pela renovação do contrato para quitar a primeira parcela do valor a ser dado ao Milan por Alexandre Pato. No total, o clube receberá R$ 30 milhões antecipados pela prorrogação do acordo de material esportivo, que agora vai até 2022.
Essa é uma das receitas extras obtidas pelo clube para 2013 que o permitiram iniciar a temporada com negociações caras. O novo contrato de patrocínio da Caixa Econômica e a renovação da Globo são outros acordos que aumentaram quantidade de dinheiro para o clube.
Esses valores serão pagos com receitas correntes, ou seja, entrada de dinheiro relativo às principais fontes de renda como televisão e patrocínio. Quando já negociava com Pato, ainda no sorteio da Libertadores, o presidente corintiano Mário Gobbi explicou que os novos contratos é que permitiram o investimento pesado em contratações no início do ano.
Pelo sistema adotado na diretoria, o departamento de futebol apresenta suas reivindicações em relação a reforços do elenco. A partir daí, essas demandas são repassadas à cúpula do clube e principalmente ao setor financeiro. Então, o clube analisa se há dinheiro em caixa suficiente para atender as reivindicações e libera as negociações dentro de patamares permitidos pelos cofres do clube.
A questão é que, no último balanço divulgado integralmente, de 2011, o Corinthians era o time com maior receita no Brasil. Como consequência, é também a agremiação que mais investiu no país em reforços neste início de temporada. A previsão é de um gasto de R$ 54 milhões se forem confirmadas as contratações de Renato Augusto e Gil.