Corinthians decide Copinha contra São Paulo pela 3ª vez e foi campeão no último encontro

Pedro Nogueira Heiderich

Promovidos Corinthians Copinha
Google News Siga-nos no Google Notícias

Após eliminar o Grêmio e vencer por 1 a 0, o Corinthians vai decidir a Copinha contra o São Paulo pela 3ª vez na história. O Timão foi campeão no último encontro entre os rivais na final do torneio de 2004. Em 1993, o tricolor levou a melhor. O tira-teima será disputado domingo (25), no Pacaembu.

Com melhor campanha, o São Paulo terá o mando da partida e torcida única.

O Corinthians é o atual campeão da Copa São Paulo. No ano passado, a equipe do Parque São Jorge derrotou o Cruzeiro na final, por 1 a 0, gol do atacante Kayke.

Um dos destaques da competição, o meia Breno Bidon, foi um dos que subiram para o elenco principal e quem teve mais oportunidades, chegando a assumir vaga de titular no meio-campo do Timão.

O Timão é ainda o maior vencedor da competição, com 11 títulos. O São Paulo tem 4 taças, e venceu a última em 2019, contra o Vasco.

Finais entre Corinthians e São Paulo

Em 1993, O São Paulo conquistou a sua primeira Copinha em 1993 ao derrotar o Corinthians na final no Pacaembu por 4 a 3. Em jogo com duas expulsões para o Corinthians e uma para o São Paulo, Jamelli foi o destaque, marcando três dos quatro gols do tricolor. O atacante Marques, duas vezes, e Caio César fizeram os gols do Timão.

Além de Jamelli e Marques, outros jogadores que atuaram na final e fizeram sucesso no profissional foram o goleiro Rogério Ceni no São Paulo e o lateral esquerdo Silvinho no Corinthians.

Onze anos depois, em 2004, o Timão deu o troco e foi campeão em cima do rival com vitória de 2 a 0 e gols de Bobô e Rafael. Na época, o alvinegro chegava ao quinto tíulo, empaadando em taças com o Fluminense.

O time titular do Corinthians tinha nomes como o goleiro Júlio César, o meia Rosinei e o atacante Jô.

Campanha do Timão

Na edição de 2025, o Timão venceu na primeira fase o Porto Velho e o Rio Branco-AC, ambos por 3 a 0 , e perdeu de 2 a 0 para o Santo André. Na segunda fase, eliminou o Falcon-SE por 1 a 0, e depois o Vila Nova-GO, ao fazer 4 a 1.

Nas oitavas, o Timão derrotou o Ituano nos pênaltis após um 0 a 0 e nas quartas bateu o Vasco por 1 a 0, e depois o Grêmio na semi.

Já o São Paulo eliminou América-RN, Juventude, Fluminense, Cruzeiro e  Criciúma para chegar à final.

De olho no terceiro bicampeonato

Em caso de título corintiano, será o terceiro bicampeonato da Copinha do alvinegro. O primeiro foi em 1969/1970, em cima do Nacional-SP e Palmeiras. E o segundo foi em 2004/2005, batendo o São Paulo e depois o Nacional-SP.