Início » Na história do Corinthians » Corinthians domina o duelo contra o Athletico-PR; veja o retrospecto completo na história

Corinthians domina o duelo contra o Athletico-PR; veja o retrospecto completo na história

Pedro Nogueira Heiderich

Onde assistir Corinthians e Athletico-PR pelo Brasileirão
Google News Siga-nos no Google Notícias

O levantamento de hoje do É o Time do Povo traz o histórico do confronto entre Corinthians e Athletico-PR.

As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (27), em Curitiba, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. O Timão decide em casa e já foi campeão da competição quando teve o Athletico-PR no caminho.

Nessa pesquisa, você vai ficar por dentro da quantidade de jogos oficiais do Corinthians contra o Athletico-PR, o número de vitórias, empates, derrotas, gols marcados e gols sofridos, e quem mais fez gols pelo Time do Povo contra o adversário paranaense.

Além disso, vamos recordar jogos marcantes do confronto e trazer o retrospecto entre os times nos últimos dez jogos e também em jogos de mata-mata.

Confira o histórico do confronto entre Corinthians e Athletico-PR:

Timão na frente

Corinthians e Athletico-PR se enfrentaram em jogos oficiais em 63 ocasiões. São 24 vitórias do Todo Poderoso, 22 empates e 17 derrotas. O alvinegro de Itaquera soma 86 gols marcados e 79 tentos sofridos. Marcelinho Carioca, com seis gols, seguido de Ronaldo e Teleco, com quatro cada, são os maiores artilheiros.

Jogando em São Paulo, o Corinthians venceu 12 vezes, empatou 11 e perdeu sete jogos. Levando em conta apenas partidas realizadas no Paraná, o Corinthians venceu 12, empatou 11 e perdeu dez partidas.

A maior goleada do confronto é o 6 a 2 do Corinthians em cima do Athletico-PR fora, pela Copa do Brasil, em 1997. Mirandinha fez três gols, Donizete Pantera outros dois e Souza anotou um para o Todo Poderoso.

A vitória mais larga do Timão em casa foi em 2024, o 5 a 2 na Neo Química Arena, de virada, e com o primeiro gol de Memphis pelo Coringão: o jogo ainda marcou a arrancada para fugir do rebaixamento.

Recorte recente

Nos últimos dez jogos entre as equipes, o retrospecto também é favorável para o Corinthians. São seis vitórias do alvinegro paulista, três empates e uma derrota. O último jogo foi justamente a vitória de 5 a 2 no Brasileiro de 2024. No primeiro turno da competição, 1 a 1 em Curitiba.

Em 2023, 1 a 0 para o Timão em casa e derrota pelo mesmo placar fora de casa. Em 2022, o Corinthians ganhou de 2 a 1 em casa e empatou 1 a 1 no Paraná.

No Brasileiro de 2021, duas vitórias por 1 a 0 do Coringão, como mandante e como visitante. Encerra a lista empate de 3 a 3 na Neo Química Arena e vitória de 1 a 0 fora, ambos jogos pelo Brasileirão de 2020.

Todos jogos de mata-mata entre Corinthians e Athletico-PR

Será o quarto confronto de mata-mata entre Corinthians e Athletico-PR, todos anteriores também pela Copa do Brasil. O primeiro deles foi em 1997, pelas quartas de final. O Timão perdeu a ida em casa por 2 a 1. E na volta foi o jogo da maior goleada do duelo, o sonoro 6 a 2 como visitante, carimbando a vaga com peso.

Em 2001, os times repetiram o confronto na mesma fase do torneio. De novo com o Coringão jogando a ida em casa. Após empate sem gols, precisava vencer fora na volta para avançar. E venceu, por 1 a 0.

A última vez foi em 2009 e traz excelente lembranças. É o último título do Corinthians da Copa do Brasil. O Timão pegou o Athletico-PR nas oitavas de final, desta vez jogando a primeira partida fora de casa.

Um jogo e classificação que parecia complicada perdendo de 3 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo. Até que Cristian fez gol de falta e diminui. Deu tempo ainda de Dentinho, nos acréscimos, descontar. Final, 3 a 2.

Na volta, jogando no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2 a 0 com gols de Ronaldo Fenômeno que decidiu o jogo e ajudou o Timão na campanha vitoriosa que culminou no título diante do Internacional.