Início » Na história do Corinthians » Corinthians domina o duelo contra o Athletico-PR; veja o retrospecto completo na história

Corinthians domina o duelo contra o Athletico-PR; veja o retrospecto completo na história

Pedro Nogueira Heiderich

Onde assistir Corinthians e Athletico-PR pelo Brasileirão
Google News Siga-nos no Google Notícias

O levantamento de hoje do É o Time do Povo traz o histórico do confronto entre Corinthians e Athletico-PR.

As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (27), em Curitiba, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. O Timão decide em casa e já foi campeão da competição quando teve o Athletico-PR no caminho.

SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP

Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.

WhatsApp Entrar no Canal

Nessa pesquisa, você vai ficar por dentro da quantidade de jogos oficiais do Corinthians contra o Athletico-PR, o número de vitórias, empates, derrotas, gols marcados e gols sofridos, e quem mais fez gols pelo Time do Povo contra o adversário paranaense.

Além disso, vamos recordar jogos marcantes do confronto e trazer o retrospecto entre os times nos últimos dez jogos e também em jogos de mata-mata.

Confira o histórico do confronto entre Corinthians e Athletico-PR:

Timão na frente

Corinthians e Athletico-PR se enfrentaram em jogos oficiais em 63 ocasiões. São 24 vitórias do Todo Poderoso, 22 empates e 17 derrotas. O alvinegro de Itaquera soma 86 gols marcados e 79 tentos sofridos. Marcelinho Carioca, com seis gols, seguido de Ronaldo e Teleco, com quatro cada, são os maiores artilheiros.

Jogando em São Paulo, o Corinthians venceu 12 vezes, empatou 11 e perdeu sete jogos. Levando em conta apenas partidas realizadas no Paraná, o Corinthians venceu 12, empatou 11 e perdeu dez partidas.

A maior goleada do confronto é o 6 a 2 do Corinthians em cima do Athletico-PR fora, pela Copa do Brasil, em 1997. Mirandinha fez três gols, Donizete Pantera outros dois e Souza anotou um para o Todo Poderoso.

A vitória mais larga do Timão em casa foi em 2024, o 5 a 2 na Neo Química Arena, de virada, e com o primeiro gol de Memphis pelo Coringão: o jogo ainda marcou a arrancada para fugir do rebaixamento.

Recorte recente

Nos últimos dez jogos entre as equipes, o retrospecto também é favorável para o Corinthians. São seis vitórias do alvinegro paulista, três empates e uma derrota. O último jogo foi justamente a vitória de 5 a 2 no Brasileiro de 2024. No primeiro turno da competição, 1 a 1 em Curitiba.

Em 2023, 1 a 0 para o Timão em casa e derrota pelo mesmo placar fora de casa. Em 2022, o Corinthians ganhou de 2 a 1 em casa e empatou 1 a 1 no Paraná.

No Brasileiro de 2021, duas vitórias por 1 a 0 do Coringão, como mandante e como visitante. Encerra a lista empate de 3 a 3 na Neo Química Arena e vitória de 1 a 0 fora, ambos jogos pelo Brasileirão de 2020.

Todos jogos de mata-mata entre Corinthians e Athletico-PR

Será o quarto confronto de mata-mata entre Corinthians e Athletico-PR, todos anteriores também pela Copa do Brasil. O primeiro deles foi em 1997, pelas quartas de final. O Timão perdeu a ida em casa por 2 a 1. E na volta foi o jogo da maior goleada do duelo, o sonoro 6 a 2 como visitante, carimbando a vaga com peso.

Em 2001, os times repetiram o confronto na mesma fase do torneio. De novo com o Coringão jogando a ida em casa. Após empate sem gols, precisava vencer fora na volta para avançar. E venceu, por 1 a 0.

A última vez foi em 2009 e traz excelente lembranças. É o último título do Corinthians da Copa do Brasil. O Timão pegou o Athletico-PR nas oitavas de final, desta vez jogando a primeira partida fora de casa.

Um jogo e classificação que parecia complicada perdendo de 3 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo. Até que Cristian fez gol de falta e diminui. Deu tempo ainda de Dentinho, nos acréscimos, descontar. Final, 3 a 2.

Na volta, jogando no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2 a 0 com gols de Ronaldo Fenômeno que decidiu o jogo e ajudou o Timão na campanha vitoriosa que culminou no título diante do Internacional.