Início » Na história do Corinthians » Corinthians domina retrospecto contra o Internacional; veja o histórico completo

Corinthians domina retrospecto contra o Internacional; veja o histórico completo

Pedro Nogueira Heiderich

A história de Corinthians x Internacional
Google News Siga-nos no Google Notícias

O levantamento de hoje do É o Time do Povo traz o histórico completo do confronto entre Corinthians e Internacional. Neste artigo você vai conhecer tudo sobre o clássico inter-regional com números e dados do duelo.

A partir de agora, você vai relembrar conosco o número de jogos, vitórias, empates e derrotas, gols marcados e gols sofridos ao retrospecto recente, jogos importantes e o histórico em mata-mata.

Você ainda confere aqui quem fez mais gols com a camisa do Timão em cima do Internacional e os principais jogadores que atuaram pelos dois clubes.

Os números de Corinthians x Internacional

O Corinthians leva a melhor no confronto no geral. São 28 vitórias do Todo Poderoso, 39 empates e 22 triunfos do Inter, em 89 jogos oficiais entre os dois. Foram 99 gols marcados pelo Timão e 98 gols sofridos.

Como mandante, o Coringão domina: em 46 jogos, ganhou 21, empatou 17 e perdeu apenas 8. Jogando em Porto Alegre, o alvinegro paulista foi derrotado 14 vezes, empatou 22 e ganhou 7 jogos.

Dentre as maiores vitórias em casa (todas por dois gols de diferença), destaque para duelo pelo primeiro turno do Brasileirão em 2025. Vitória de 4 a 2 na Neo Química Arena, com hat-trick de Yuri Alberto.

Outra vitória marcante pelo mesmo placar foi pelo Brasileiro de 1999, na campanha do tri, também com hat-trick, desta vez de Luizão, com Edilson marcando o outro gol em jogo disputado no Maracanã.

Fora de casa, a maior vitória do Todo Poderoso foi um 2 a 0 no Brasileirão de 2012, em um dos últimos jogos antes de ir para o Mundial, com show do time de Tite e gols de Guerrero e Edenílson.

Retrospecto recente entre Corinthians e Inter

Nos últimos dez jogos do confronto, um equilíbrio que fez disparar o número de empates do duelo. São duas vitórias do Inter, uma do Corinthians e sete empates. Todas as partidas ocorreram pelo Campeonato Brasileiro.

Foram seis empates seguidos de 2021 a 2023, com quatro deles consecutivos pelo placar de 2 a 2. O último jogo foi o 4 a 2 para o Corinthians na Neo Química Arena citado acima. Em 2024, o Timão empatou em casa por 2 a 2 e perdeu fora de 1 a 0. No fim de 2023, o Coringão foi derrotado em casa por 2 a 1.

Os mata-matas entre Corinthians e Inter

São quatro disputas entre Corinthians e Inter nos mata-matas, duas em finais, caso do primeiro confronto, decisão do Brasileiro de 1976. O time gaúcho era o atual campeão com um forte time liderado por Falcão, e o Coringão era finalista após a lendária invasão corinthiana no Maracanã, eliminando o Fluminense de Rivellino.

Em jogo único no Beira-Rio, deu Inter, 2 a 0.  Quase vinte anos depois, Corinthians e Inter se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 1992. E o Timão foi eliminado outra vez, derrotado em casa por 4 a 0 e empatando fora sem gols depois.

Em 2009, veio o troco do Coringão. Comandado por Mano Menezes, o Corinthians de Ronaldo Fenômeno chegava à final da Copa do Brasil contra o Inter de D’Alessandro, Taison e Nilmar. O Timão fez o dever de casa na ida, no Pacaembu, vencendo por 2 a 0 com gols de Jorge Henrique e de Ronaldo.

Na volta, Jorge Henrique abriu o placar de novo, e André Santos ampliou ainda no primeiro tempo em pleno Beira-Rio. O Inter descontou e o jogo terminou em 2 a 2 e o tri da Copa do Brasil nas mãos da Fiel.

O último confronto em mata-mata de Corinthians e Inter foi em 2017, pela quarta fase da Copa do Brasil. Após dois empates de 1 a 1, o Timão foi derrotado nos pênaltis em casa.

Brasileirão de 2005

Corinthians e Inter decidiram outro título, de pontos corridos: o Brasileirão de 2005. Após jogos remarcados por escândalo da Máfia do Apito, as equipes se enfrentaram no Pacaembu em jogo decisivo na reta final da competição. Já como líder, o Timão segurou o empate em casa com gol de Tévez e depois foi penta após tropeço do Inter na última rodaa.

Jogadores do Corinthians que mais marcaram contra o Inter

Yuri Alberto é o jogador com mais gols marcados pelo Corinthians contra o Inter, balançando as redes do rival regional seis vezes. Até o último jogo, em que Yuri fez três gols, o artilheiro do confronto era Jorge Henrique, com quatro gols, dois nas finais da Copa do Brasil de 2009.

Completam a lista com três gols marcados cada: os meias Tales, Rivellino, Cristovão e Neto e os atacantes Luizão, Guerrero e Jô.

Os jogadores que atuaram no Corinthians e no Inter na história:

Goleiros: Dida, Danilo Fernandes e Ivan.

Laterais: Luís Carlos Winck, Branco, César Prates, Kléber, Gustavo Nery, Rodinei, Ramon, Uendel e Moisés.

Zagueiros: Oreco, Célio Silva, Pinga, Sangaletti, Gamarra, Adílson, Fábio Luciano, Bruno Méndez e Robert Renan.

Volantes: Caçapava, Moacir, Dunga, Djair, Rosinei, Perdigão, Magrão, Nilton, Edenílson, Gabriel, Willians, Bruno Henrique, Richard, Alex Santana e Charles.

Meias: Arturzinho, Márcio Bittencourt, Válber, Elivélton, Jorge Wagner, Alex, Giuliano e Marquinhos Gabriel.

Atacantes: Flávio Minuano, Bobô, Gil, Didi, Dinei, Fernando Baiano, Nilmar, Christian, Diogo Rincon, Jorge Henrique, Iarley, Rafael Moura, Pato, Guerrero, Jô, Lucca, Gustagol, Pedro Henrique, Yuri Alberto e Vitinho.