O Sport é oficialmente o campeão Brasileiro de 1987. Na última terça-feira, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o recurso do Flamengo para tentar reverter a primeira decisão que já havia sido favorável aos pernambucanos. Portanto, a partir desta semana, o Flamengo passa a ter apenas cinco títulos da competição nacional.
Chamou a atenção, porém, uma brincadeira iniciada pelo ministro Alexandre Moraes, corinthiano convicto. Ao destacar que não houve nenhum fato novo desde o primeiro julgamento em abril, ele brincou.
“O fato superveniente é que meu time ganhou o Campeonato Brasileiro”, disse. O relator Marco Aurélio Mello, flamenguista, mas que votou contra o clube de coração, entrou na brincadeira. “Espero que seja o único (campeão)”, lembrando da confusão envolvendo Flamengo e Sport em 1987. “Único”, respondeu Alexandre.
Sem o título de 87, o Flamengo passa ser a terceira equipe mais vitoriosa do campeonato nacional ao lado do Palmeiras (cinco títulos). Corinthians, com sete, e São Paulo, com seis, são os maiores vencedores do Brasileiro.