O Corinthians enfrenta o Palmeiras mais uma vez neste domingo (08) e o portal É o Time do Povo traz informações sobre o Derby, com números e dados de jogos marcantes e boas memórias para o torcedor alvinegro.
O gigante de Itaquera tem melhorado o retrospecto nos últimos jogos em que enfrenta o rival, com atuações marcantes dos jogadores e direito a título estadual em cima do adversário, além de eliminação na campanha da conquista da Copa do Brasil em 2025.
Timão tem vantagem no retrospecto recente
São 343 confrontos oficiais na história do clássico, com 116 vitórias do Corinthians, 104 empates e 123 derrotas, marcando 431 gols e sofrendo 487. Jogando como mandante, o Todo Poderoso Timão tem 79 triunfos, 46 empates e 40 derrotas. Fora de casa, são 37 vitórias, 58 empates e 83 derrotas.
A maior goleada do Coringão em cima do rival foi um sonoro 5 a 1 na campanha do título do Paulista de 1982, com três gols de Casagrande, um de Sócrates e um de Biro-Biro.
No recorte recente, o Corinthians tem levado a melhor. Nas últimas dez partidas entre as equipes, são quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas. O alvinegro paulista não perde em Itaquera desde 2024 e vem de ótimas lembranças da temporada de 2025, principalmente em mata-mata.
Confrontos em mata-mata
Corinthians e Palmeiras se enfrentaram 24 vezes em mata-mata, com o Timão levando a melhor em 11 ocasiões, incluindo as duas últimas. O Coringão venceu na final do Paulista e nas oitavas da Copa do Brasil, ambos em 2025. O alvinegro não eliminava o rival desde a final do Paulista em 2018, conquistada na casa do adversário, nos pênaltis.
O Corinthians venceu o Derby em mata-mata ainda na semifinal do Paulista de 2011 e de 2003, nas finais dos Paulistas de 99 e 95, nas semis dos estaduais de 83 e 79, nas quartas do 1° turno do Paulista de 78, na final do 2° turno do estadual de 77.
Yuri pode se tornar o artilheiro do século em dérbis
Yuri Alberto pode se tornar o artilheiro do Derby pelo Corinthians no século, igualando os atacantes Gil e Romarinho, que tem cinco gols. Yuri tem quatro gols contra o Palmeiras pelo Timão, assim como Roger Guedes e Jô. Danilo, Rodriguinho e Ronaldo marcaram três cada.
No elenco atual, o Coringão tem ainda Garro com dois gols contra o rival e Gustavo Henrique, Matheus Bidu e Memphis Depay com um tento cada em cima do adversário.
Os maiores artilheiros do Corinthians em jogos contra o Palmeiras de todos os tempos são Cláudio e Luizinho, 21 gols cada. Baltazar é o terceiro, com 20 gols, seguido de Teleco (15) e Marcelinho (14). Completam o top 10: Neco (12), Servílio (10), Mirandinha (10), Carbone (9) e Sócrates (8).
Três vitórias com heróis improváveis
Se Yuri Alberto fez o gol do título do Derby na final do Paulista de 2025, os gols da classificação do Timão na Copa do Brasil eliminando o rival foram de Gustavo Henrique e Matheus Bidu.
Relembre três vitórias em Derby com heróis improváveis:
Elivélton em 95
Nem Marcelinho, Viola, Marques ou Tupãzinho. O atacante Elivélton, que era reserva, marcou no fim da prorrogação o gol do título do Paulista de 1995, em Ribeirão Preto. O Corinthians vencia o Palmeiras por 2 a 1 e conquistava a taça após perder duas finais para o rival no ano anterior.
Rosinei em 2005
Durante a campanha do pentacampeonato nacional, o Corinthians venceu o Palmeiras em 2005 pela 11ª rodada do Brasileirão, por 3 a 1, no Pacaembu. O time de Tévez, Carlos Alberto, Roger e Jô viu o volante Rosinei, cria da base, marcar duas vezes para garantir a vitória no dérbi.
Romarinho em 2012
Em 2012, no último jogo antes da ida da final da Libertadores, o Timão foi de reservas contra o Palmeiras pelo Brasileirão. O atacante Romarinho, recém-chegado do Rio Branco, faria sua estreia como titular. E ele marcou os dois gols da virada do Todo Poderoso no Pacaembu por 2 a 1.
Entrar no Canal









