Início » Noticias dos jogadores » PATO: ESTRELA QUE O MARKETING DO TIMÃO NÃO TINHA DESDE O FENÔMENO

PATO: ESTRELA QUE O MARKETING DO TIMÃO NÃO TINHA DESDE O FENÔMENO

Danilo Vieira Andrade

SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP

Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.

WhatsApp Entrar no Canal
Photobucket
Foto de capa do site do Corinthians no dia do anúncio de Alexandre Pato
Crédito da imagem: Divulgação

Nos últimos tempos, o departamento de marketing do Corinthians elegeu a torcida como a ‘estrela’? da equipe. Agora, ações e campanhas do clube serão voltadas para Alexandre Pato, apresentado ontem. O atacante, contratado do Milan (ITA) por 15 milhões de euros (R$ 40 milhões ?’ compra mais cara da história do Timão), é esperança do clube para atrair mídia e parceiros, algo que só Ronaldo conseguiu em um passado recente.

Algumas ações já estão elaboradas e, em reunião nos próximos dias com Pato e seu agente, Gilmar Veloz, devem começar a sair do papel. Além do salário fixo de cerca de R$ 550 mil mensais, o jogador receberá um percentual do montante obtido com todas as campanhas. Isso, esperam as partes, deve aproximar o valor a R$ 800 mil, algo perto do que estava ganhando na Itália.

O Corinthians acredita que possa explorar a imagem de Pato de diversas maneiras. Acham que ele é visto como bom moço, comparando-o a Kaká, do Real Madrid (ESP), jogador de Seleção e com potencial para disputar a Copa de 2014. Ao ser anunciado, ele foi ‘pego pela locospirose’?, campanha de marketing envolvendo a torcida lançada desde o Mundial, e outra ideia é também associá-lo mais à Fiel.
Nos últimos tempos, o Timão não teve uma figura do elenco para suas campanhas, justamente por achar que não daria retorno. Adriano era a esperança quando foi contratado, mas os problemas extracampo do Imperador não permitiram qualquer ação positiva.
Ronaldo foi o mais importante para iniciar a internacionalização da marca Corinthians por meio do marketing. Todos sabem que é impossível igualar a repercussão que ele gerou de março de 2009, quando ressurgiu para o futebol, até se aposentar em fevereiro de 2011. Pato será um novo desafio para o Timão. Como foram gastos 15 milhões de euros (pagos em três parcelas anuais), o retorno será essencial.
Últimas estrelas:
Ronaldo
Fez nascer o departamento de marketing no Corinthians. Ele recebia um salário fixo de cerca de R$ 500 mil e arrecadava R$ 12 milhões anuais com o marketing. No caso dele, porém, ele ficou com montante de patrocinadores, que o tornaram garoto-propaganda. Boneco, camisetas, entre outros produtos, além de comerciais foram algumas de suas campanhas.
Roberto Carlos
O lateral-esquerdo chegou com um esquema parecido ao de Pato, recebendo um percentual do valor arrecadado com o marketing. Ele virou boneco e teve alguns produtos oficiais em seu nome, mas não teve o retorno que todos esperavam.
Adriano
A imagem do Imperador era 100% do Corinthians. A intenção era fazê-lo um ídolo do ‘Bando de Loucos’?, mas ele não teve sequência. Foram tantas confusões fora de campo que o marketing ‘desistiu’? dele.
Fonte: Lancenet