Início » Noticias do clube » Timão traça estratégia contra altitude antes de estreia na Libertadores

Timão traça estratégia contra altitude antes de estreia na Libertadores

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias

 photo comissao_tecnica_faz_planejamento_do_jogo_com_o_san_jose_hurb_zps976174ee.jpg
Comissão técnica faz planejamento do 
jogo com  o San José
Crédito: Daniel Augusto Jr. / Ag.Corinthians
O Corinthians tem planejamento traçado para minimizar os efeitos da altitude na estreia da equipe na Taça Libertadores, contra o San José, dia 20, na Bolívia. A cidade de Oruro, casa do adversário corintiano, está localizada a mais de 3.700 metros acima do nível do mar, mais alta até do que a capital La Paz – que costuma causar problemas às equipes brasileiras. Por isso, o Timão só vai ‘subir’ à cidade horas antes da partida, marcada para as 22h (horário de Brasília).
Até o jogo, numa quarta-feira, a delegação ficará concentrada por dois dias em Cochabamba, cidade a cerca de 2.500 metros acima do nível do mar. Os efeitos são bem menores, e por isso os jogadores fariam todos os treinos fora de Oruro.
A comissão técnica entende que essa é a melhor alternativa para minimizar os efeitos da altitude, já que não há tempo hábil para a delegação viajar mais cedo e passar por um período de aclimatação na cidade em que o duelo será realizado. O Corinthians precisaria chegar com dez dias de antecedência para a adaptação ser completa na hora do jogo.
Sem essa possibilidade, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti explicou que cada atleta terá tratamento individual, já que cada organismo responde de forma diferente aos efeitos da altitude.
– Os cuidados são os de sempre, não tem mistério. É controlar os sinais, pois cada atleta sente de uma maneira diferente. Vamos ambientar o time em uma altitude menor e chegar só na hora do jogo – disse Mazziotti.
Antes da estreia na Libertadores, o Corinthians tem mais dois jogos pelo Paulistão, ambos no Pacaembu. A equipe treinada por Tite pega o São Caetano neste sábado e depois tem um clássico contra o Palmeiras no dia 17, um dia antes da viagem para a Bolívia.