Busto de Sócrates no Parque São Jorge Crédito: Gazeta Press
O Corinthians está cada vez mais rico. Muito dinheiro de TV, de patrocínios e de bilheteria. Mas, no balanço de 2012, apresentado ontem, o que mais surpreendeu foi o crescimento das receitas que têm a velha sede do clube, na zona leste de São Paulo, como origem.
O faturamento da parte social e dos esportes amadores, atividades localizadas no Parque São Jorge, apelidado de Fazendinha, foi de R$ 47,6 milhões no ano passado, um crescimento de 49% em relação a 2011.
Número acima das outras principais receitas corintianas. O valor das cotas de TV cresceu 37%. O de patrocínios ficou na casa dos 45%. O da bilheteria aumentou 29%. E o dinheiro da venda de jogadores caiu 43%.
No Parque São Jorge, o Corinthians ganha dinheiro com a mensalidade dos sócios, exploração de lojas e restaurantes, receita da bilheteria do museu do clube e licenciamento para empresas atuarem no clube.
Só com o dinheiro que ganhou com o Parque São Jorge em 2012, o Corinthians iria aparecer na 15ª posição do ranking geral de faturamento dos clubes no ano anterior. Apenas com a Fazendinha, o Corinthians iria faturar mais do que times como Vitória, Portuguesa ou Goiás.
Segundo o balanço corintiano, o clube teve faturamento global no ano passado de R$ 358,5 milhões, um crescimento de 23% em relação a 2011.
O clube também teve lucro, de R$ 7,5 milhões.
Fonte: ESPN