Ronaldo comemora o segundo gol do Corinthians contra o São Paulo (Foto: Marcos Ribolli) |
‘Que velocidade, hein, Gordo?!’. Essa foi a frase do então treinador do Corinthians, Mano Menezes, para elogiar a capacidade de arranque de Ronaldo em um de seus 35 gols marcados com a camisa do Timão. O tento foi contra o São Paulo, na segunda partida da semifinal do Campeonato Paulista de 2009 – em momento semelhante ao que será vivido pelos dois clubes neste domingo, no Morumbi. Com a vitória por 2 a 0 sobre o arquirrival, somada aos 2 a 1 conseguidos no jogo de ida, o Alvinegro se classificou para a decisão e, na sequência, tornou-se o melhor time do estado pela 26ª vez na sua história.
A partida continua viva na memória do atacante do Corinthians. O gol, marcado aos 13 minutos da segunda etapa, praticamente acabou com as chances de o São Paulo reverter o placar agregado – naquele momento, a semifinal estava 4 a 1 para o time de Parque São Jorge.
No lance, após bola enfiada por Cristian, Ronaldo se antecipou ao zagueiro Rodrigo, e, de fora da área, bateu com a parte externa do pé direito para vencer Bosco, arqueiro titular por conta da fratura do tornozelo esquerdo de Rogério Ceni. O primeiro gol do jogo foi marcado por Douglas, que hoje novamente integra o plantel alvinegro.
– Tenho boas lembranças desse clássico. Foi um jogo muito importante para mim – disse Ronaldo.
O gol foi como uma resposta para o vice-presidente de futebol do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Ele teria dito que Ronaldo era um ‘ex-jogador’. A velocidade do Fenômeno e a maestria na conclusão mostraram que o dirigente tricolor estava errado.
Ronaldo vinha de um momento complicado na carreira. Um ano antes, ele teve uma ruptura em um tendão do joelho esquerdo. A desconfiança era grande. O Fenômento estava claramente acima do peso. Justamente por isso, Mano Menezes ressaltou a velocidade na hora do gol.
Naquele ano, Ronaldo conquistou dois títulos pelo Corinthians: o do Campeonato Paulista, com atuação magistral contra o Santos na primeira partida da final, com um golaço por cobertura em Fábio Costa, e sendo decisivo em alguns jogos da Copa do Brasil, inclusive diante do Internacional, que ficou com a segunda colocação.
Foram quase dois anos de clube e 69 partidas. Destas, seis contra o São Paulo e sem perder jogo algum. Foram cinco vitórias e um empate – com dois gols no confronto.
Ronaldo terá mais uma chance de torcer a favor do Corinthians. Fã do Timão desde sua passagem, ele quer acompanhar o duelo deste domingo, às 16h, no Morumbi, novamente pela semifinal do Campeonato Paulista. O Tricolor, melhor time da primeira fase, tem como vantagem jogar diante da torcida. A classificação ficará com o vencedor. Em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis.
– Vou assistir ao jogo e torcer muito para o Corinthians sair vencedor. Vamos ver como vai ser, é sempre um jogo muito difícil – completou.
Fonte: Globo Esporte