Tite é, ao lado de Osvaldo Brandão, o técnico que mais ergueu taças na história do Corinthians. Com a conquista do Paulista, no último domingo, o atual comandante alvinegro soma quatro títulos no clube, mesmo número do histórico treinador do fim da fila em 1977.
Desde que a segunda ‘era Tite’ começou no Corinthians, o clube levou o Campeonato Brasileiro de 2011, a Libertadores e o Mundial de 2012 e agora ganha o Paulista desta temporada. Brandão, que esteve no comando do banco de reservas do Parque São Jorge em quatro oportunidades, também tem quatro taças, mas em torneios que não têm o mesmo peso daqueles conquistados por Tite.
Com Brandão, o Corinthians conquistou o Torneio Rio-São Paulo duas vezes (1954 e 1966) e dois Paulistas simbólicos. Em 1954, o Estadual do quarto centenário da cidade teve um peso especial e iniciou uma longa fila do clube, que só voltaria a levantar um caneco de peso em 1977, novamente com o mesmo treinador.
Além dos dois, outros 17 treinadores conquistaram títulos com o Corinthians. Depois da dupla Tite-Brandão está Rato, técnico do clube nos anos 1950 que soma três taças. Guido Giacominelli, Virgilio Montarini, Neco, Jorge Vieira, Nelsinho Baptista, Eduardo Amorim, Vanderlei Luxemburgo, Osvaldo de Oliveira, Carlos Alberto Parreira e Mano Menezes foram campeões duas vezes cada.
Tite também é quem garantiu ao Corinthians a sua segunda maior hegemonia. Só uma vez em sua história o clube conquistou mais de quatro títulos em um intervalo de três anos. Foi entre 2001 e 2003, quando Luxemburgo, Parreira e Geninho ganharam, somados, dois Paulistas, um Rio-São Paulo e uma Copa do Brasil.
Mesmo assim, Tite pode alcança-los. Eliminado da Libertadores, o Corinthians ainda disputará a Recopa, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro até o fim deste ano.
É a consagração de um técnico que se identificou com o clube e a torcida e já é um dos mais longevos da história corintiana. Hoje, Tite soma 228 partida à frente da equipe do Parque São Jorge, perdendo apenas para Rato (256) e o próprio Osvaldo Brandão (439).
‘A bola segue. O Corinthians precisa qualificar sempre. Precisa contratar jogadores, respirar, recarregar as baterias e seguir em frente’, disse Tite após a conquista do Paulista.
Fonte: UOL