![]() |
Corinthians de Tite empata muito em 2013 (Foto: Juan Mabromata/AFP) |
O Corinthians iniciou o Brasileirão com dois empates. No Paulistão, foi a equipe que mais teve este tipo de resultado (dez vezes). Seria um sintoma para a velha “empatite”? O termo, inventado na primeira passagem do técnico Tite no Timão, parece voltar com força em 2013. Mais de um terço dos resultados no ano foram de igualdade.
No total, o time de Parque São Jorge entrou em campo 33 vezes nesta temporada. Foram 14 empates. O ponto positivo que podemos levar em conta é o pequeno número de derrotas: só quatro. As 15 vitórias completam o desempenho alvinegro no ano. Agora, são quatro partidas seguidas sem triunfar.
A brincadeira da “empatite” apareceu logo na primeira passagem do comandante pelo clube, entre os anos de 2004 e 2005. Na época, com um time bastante limitado, o técnico tirou o Corinthians da zona de rebaixamento do Brasileirão 2004 e quase conseguiu uma vaga na Libertadores, ficando na quinta posição. Tudo na base de muitos empates e vitórias magras dentro de casa.
Neste ano, no entanto, as igualdades prevaleceram até nos momentos decisivos da equipe. Enquanto o Timão foi eliminado da Libertadores após um empate contra o Boca Juniors, no jogo de volta, o título do Paulistão veio com um mesmo 1 a 1, na final da competição, na Vila Belmiro.
Com uma meta de conquistar 11 pontos nas cinco primeiras rodadas da competição nacional, Tite precisará correr atrás das oportunidades perdidas e terá de vencer Ponte Preta, Cruzeiro e Portuguesa. Apenas a partida contra os mineiros acontecerá fora de casa.
– Ficou difícil chegar nessa meta. Vamos ter de ganhar as próximas partidas. Vamos em busca da melhor pontuação antes da parada para a Copa das Confederações – disse o lateral-direito Edenilson.
Nos três próximo jogos, nada de empate. Se o caminho das vitórias retornarem, o Timão tem tudo para encostar na parte de cima da tabela do Brasileirão.
Fonte: Lancenet