Início » Corinthians na mídia » Neymar, Paulinho, Robinho, Emerson Sheik… Novelas em transações dominam o futebol brasileiro

Neymar, Paulinho, Robinho, Emerson Sheik… Novelas em transações dominam o futebol brasileiro

Danilo Vieira Andrade

SIGA O TIME DO POVO NO CANAL DO WHATSAPP

Notícias do Corinthians direto no seu WhatsApp em tempo real.

WhatsApp Entrar no Canal
Novelas em transações dominam futebol brasileiro.
Alguns jogadores vão embora do país,
outros retornam(Fotos: LANCE!Press/ AFP)

O futebol brasileiro tem sido cenário de algumas novelas envolvendo transações de jogadores. Vários atletas estão saindo do Brasil, outros negociam para fazer o caminho inverso e alguns são disputados por clubes do país. Nos últimos meses isso só se acentuou, Neymar foi vendido ao Barcelona antes da Copa das Confederações e gerou muita especulação e expectativa por parte de toda a imprensa, não só brasileira como mundial. O Corinthians, por sua vez, também fechou a venda do volante Paulinho, ao Tottenham (ING), que foi acertada por R$ 59 milhões, no último sábado. Emerson Sheik, também do Corinthians é observado de perto por clubes caricocas enquanto não acerta sua renovação com o Timão. Robinho, atual atacante do Milan, que foi revelado pelo clube da Vila Belmiro pode ser repatriado por seu clube de origem, mas também desperta interesse do Cruzeiro. 

PAULINHO
Concentrado com a Seleção Brasileira, Paulinho ainda não assinou o contrato com o clube de Londres, mas o fará assim que o Brasil terminar a sua participação na Copa das Confederações. Nas últimas semanas, a imprensa italiana chegou a cravar o acerto do jogador com a Roma (ITA), equipe que também brigava pela sua contratação, assim como a Inter de Milão (ITA).  O clube milanês, aliás, acumulou negativas em três janelas de transferência diferentes, desde 2012. Outros clubes, como o Shakhtar Donetsk (UCR) e o Monaco (FRA), também se aproximaram do jogador recentemente. O contrato com o time inglês será válido por quatro anos.

EMERSON SHEIK
Outro jogador corintiano que vive uma novela e tem seu futuro incerto dentro do clube é o atacante Emerson Sheik. O jogador, que deseja ter seu contrato renovado por dois anos tem algumas opções: pode aceitar a proposta de um ano de renovação do Corinthians, pode convencer a diretoria a lhe dar os dois anos que deseja ou pode também assinar contrato com outro clube a partir do próximo dia primeiro. Sheik com certeza irá jogar as decisões da Recopa Sul-Americana, que acontecem no dia 3 e 17 de julho diante do São Paulo, e com várias propostas para trocar de clube, o atacante aguarda as negociações e deve ter seu futuro acertado após a decisão.

O Flamengo é um dos interessados por Emerson, que atuou pelo clube no primeiro semestre de 2009. O primeiro interesse surgiu com o técnico Jorginho. O próprio treinador teria sondado o atacante. Jorginho saiu do clube há cerca de duas semanas e em seu lugar entrou Mano Menezes. A negociação havia esfriado, mas a diretoria rubro-negra se concentrou em alguns nomes visando “qualificar o elenco”, palavras de Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol. Além do Flamengo, o Vasco espera a situação do jogador ser decidida no Corinthians, para então investir na possível contratação.

NEYMAR
O craque santista, que está atuando pela Seleção Brasileira na Copa das Confederações, desde 2010 esteve entre os principais alvos do futebo europeu, além dos clubes espanhois Barcelona e Real Madrid, os ingleses do Chelsea e Manchester United, além do Bayern de Munique, estavam sempre na cola do jogador.

A decisão estaria nas mãos do jogador. No entanto, antes da Copa das Confederaçõe, Neymar confirmou o favoristimo do Barça, que vinha desde 2011, quando o clube catalão inclusive fez um adiantamento ao jogador pela negociação. A venda contrariou o que o Santos costumava repetir – que o jogador só sairia após o término de seu contrato em julho de 2014. Nos últimos episódios, a novela contou com reuniões que duraram horas e madrugadas a dentro, sempre com a forte concorrência do rival Real Madrid até o último minuto, quando no dia 25 de maio, o atacante confirmou em uma de suas redes sociais sua ida ao Barça. 

O Santos divulgou que recebeu 17 milhões de euros na transação do jogador, já o clube catalão afirmou que foram gastos 57 milhões de euros , mas não especificou o destino do pagamento. Além disso, devem ser realizados dois amistosos entre as equipes, um no Camp Nou e um em local a ser definido pelo Peixe.  

ROBINHO
Buscando ocupar o espaço deixado por Neymar, o Santos está à procura de reforços. No dia 28 de maio, o LANCE!Net divulgou a informação que o clube santista iria atrás do atacante Robinho. Na época, o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues, confirmou que o Santos iria tentar a contratação do jogador do Milan (ITA), no entanto a diretoria admitiu que é praticamente impossível encontrar um nome a altura de Neymar.

A situação atual, porém, é um pouco diferente. O presidente do Santos, Luis Alvaro Ribeiro é um dos membros do Comitê de Gestão do clube contrário à contratação do atacante. Em entrevista ao LANCE!Net, o dirigente confirmou a pedida do Rei do Drible, e justificou por que a negociação com o clube italiano é inviável no momento.

O mandatário reclamou de valores e disse que nenhum jogador do mundo iria receber R$ 1,2 milhão de salário no Santos, mas ressaltou o carinho que o clube santista tem por Robinho.
O Comitê de Gestão também alegou que um jogador da idade do atacante, 29 anos, e ainda mais fora da Seleção e com pouco mais de um ano de contrato, vale muito menos do que os quase R$ 30 milhões pedidos pelo Milan. Paralelamente a negociação, Robinho passa férias na cidade e aguarda outros contatos da diretoria do Peixão. O atacante manifestou o seu desejo de voltar e as conversas com o clube que o revelou devem continuar.

Outro clube que demonstrou interesse em repatriar Robinho, foi o clube mineiro Cruzeiro, O diretor de futebol Alexandre Mattos conversou com o jogador e sonha com a sua vinda.
– Há aproximadamente 15 dias, tive uma conversa e deixei claro para o Robinho que o Cruzeiro não mediria esforços para fazer uma contratação do peso dele. Nós queremos o Robinho. O Cruzeiro chegou a falar em números com o jogador. Ele deixou claro que a prioridade dele é o Santos após a venda do Neymar. É o que ele deseja. Mas deixei claro que as portas estão abertas e o Cruzeiro não vai medir esforços – disse, à Rádio Itatiaia.

ADRIANO
No último dia 12, o possível interesse do Internacional pelo atacante Adriano vazou para toda a imprensa. Adriano havia sido oferecido ao Inter em maio, mas a diretoria não demonstrou interesse na época. O Inter, porém queria ter certeza que o jogador – que não entra em campo desde março de 2012 – estaria totalmente recuperado de uma cirurgia no tendão-de-aquiles no tornozelo esquerdo. 

Enquanto isso, o Técnico Dunga, que trabalhou com Adriano na Seleção Brasileira, garantia que qualidade do atacante era indiscutível, mas não pressionava a diretoria, embora fosse o mais otimista com a possível contratação.

No último dia 17 a diretoria do Inter se reuniu com um dos empresários da BS Sports. Neste reunião, o contrato por produtividade foi costurado para Adriano defender o clube gaúcho até dezembro deste ano. A negociação do Internacional com João Bandeira e Marcelo Silveira (representantes da BS Sports que ofereceram Adriano ao Colorado) avançou no dia 18, em que o Inter definiu que enviaria um profissional do clube para realizar exames médicos no jogador, em São Paulo. Porém, na última quinta-feira, os exames, que antes seriam realizados em São Paulo, mudaram de local e passaram para o Rio de Janeiro. O responsável por eles foi o diretor médico colorado Paulo Rabello.  Após avaliação física e falta de acerto financeiro, o Inter desistiu do atacante.

CORTEZ
Sem futuro definido, Cortez – afastado pelo presidente Juvenal Juvêncio após a eliminação da equipe na Libertadores – se reapresentará ao clube do Morumbi nesta segunda-feira e seguirá treinando no CT da Barra Funda para manter a forma até fechar com outra equipe. Comprado por R$ 7 milhões no ano passado, o Tricolor aceitaria vendê-lo por cerca de R$ 5 milhões. No fim de 2012, o São Paulo recusou uma proposta do Metalist (UCR) de R$ 19,5 milhões, além de ter descartado empréstimos a Flamengo, Fluminense, Vasco e Cruzeiro nesta temporada.

Fonte: lancenet