Luís Moura/Gazeta Press Paulinho chorou ao anunciar sua despedida
Depois de quase um mês parado por conta da Copa das Confederações, o Campeonato Brasileiro está de volta neste sábado com a abertura da 6ª rodada – serão quatro jogos neste dia e outros seis no domingo. Durante o período de pausa, alguns clubes se mexeram em busca de reforços, enquanto outros perderam peças importantes para sequência do torneio.
E não foram só jogadores que mudaram de casa. Algumas equipes recomeçam sua trajetória na competição nacional com treinadores novos. São os casos de Flamengo, que terá Mano Menezes no comando, Grêmio, que acertou o retorno de Renato Gaúcho, Ponte Preta, que contratou Paulo César Carpegiani para tentar sair da lanterna, Náutico, que tem Zé Teodoro novamente no banco de reservas, e São Paulo, o último a trocar de comando, ao demitir Ney Franco.
Confira abaixo como estão as equipes na volta do Brasileirão :
CORITIBA – 1º colocado, 11 pontos Líder isolado e único invicto, o time paranaense foi para a pausa da Copa das Confederações embalado pelas duas vitórias seguidas diante de Fluminense e Náutico. Para a sequência do Brasileirão, o clube deve perder o meio-campista Rafinha, que está se transferindo para o futebol árabe, mas contará com as voltas do zagueiro Emerson e do atacante Keirrison, que estavam machucados e ainda não jogaram nesta temporada.
Próximo jogo 06/07, sábado – contra o Flamengo, em Brasília
VIT?’RIA – 2º colocado, 10 pontos A equipe baiana teve uma excelente performance nos cinco primeiros jogos do Campeonato Brasileiro e só perdeu do Grêmio, fora de casa. Seu último jogo no torneio foi um triunfo por 3 a 2 contra o Atlético-PR, em casa. Visando se manter no topo da tabela, o Vitória reforçou seu elenco com os laterais João Paulo, do Mogi Mirim, e Daniel Borges, do Botafogo-SP, mas perdeu o zagueiro Dankler, que acertou com o Botafogo.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Goiás, em Goiânia
BOTAFOGO – 3º colocado, 10 pontos Com apenas uma derrota na competição, o atual campeão carioca foi para a pausa em alta após vencer a Ponte Preta em Campinas. Porém, o time perdeu peças importantes para o restante da temporada e pode ter problemas. Os meias Fellype Gabriel e Andrezinho já saíram, enquanto o zagueiro Dória e o goleiro Jefferson são outros que podem deixar o clube. Em contrapartida, o defensor Dankler chegou, mas ainda é pouco.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Fluminense, em Recife
FLUMINENSE – 4º colocado, 9 pontos Nas últimas três partidas, o Flu perdeu duas e ganhou uma. Antes da folga forçada por conta da Copa das Confederações, o time foi derrotado pela Portuguesa, no Canindé, e terá muito trabalho para manter o título brasileiro. Até porque um dos principais destaques da equipe foi embora para Ucrânia: Wellington Nem. O meia Thiago Neves também está de malas prontas para o exterior. A boa notícia é a volta de Deco, livre após suspensão por doping.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Botafogo, em Recife
CRUZEIRO – 5º colocado, 8 pontos Empatou em casa contra o Internacional na última partida do campeonato e, nas anteriores, venceu o Corinthians e perdeu do Botafogo. Para deixar a irregularidade de lado dentro do Brasileiro, o clube fez uma boa intertemporada nos Estados Unidos, manteve o mesmo elenco sem perder jogadores e ainda se fortaleceu com a chegada do meia Souza, que estava no Palmeiras.
Próximo jogo 06/07, sábado – contra a Portuguesa, em São Paulo
SÃO PAULO – 6º colocado, 8 pontos Apesar da boa colocação na tabela, o clube do Morumbi não vence há três partidas no torneio – venceu os dois primeiros jogos, depois perdeu do Goiás e empatou com Atlético-MG e Grêmio. O clube vendeu Paulo Miranda para o futebol francês e ainda contratou o experiente lateral esquerdo argentino Clemente Rodríguez. Porém, após a derrota diante do Corinthians na Recopa, o time entrou em crise e demitiu o técnico Ney Franco. É a última e mais relevante mudança no time antes da retomada do Brasileirão.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Santos, em São Paulo
GRÊMIO – 7º colocado, 8 pontos O time gaúcho foi para a pausa em baixa: empatou em casa com o São Paulo e perdeu do Atlético-MG, fora, nos dois últimos jogos. Irregular, o Grêmio agora busca recomeçar sua trajetória sob o comando de Renato Gaúcho, que voltou ao clube após a demissão de Vanderlei Luxemburgo. A equipe contratou Maxi Rodriguez e Riveros, mas perdeu um dos seus principais jogadores, já que Fernando foi negociado com o Shakhtar.
Próximo jogo 06/07, sábado – contra o Atlético-PR, em Curitiba
BAHIA – 8º colocado, 8 pontos A equipe começou muito mal o Brasileirão, mas depois engatou uma sequência de três bons resultados e se recuperou – vitórias sobre Internacional e Botafogo e empate com o Vasco, fora de casa, na última partida. O clube contratou os volantes Fabrício e Rafael Miranda e o atacante Wallyson para tentar manter o bom momento e seguir até o fim.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Corinthians, em Salvador
VASCO – 9º colocado, 7 pontos O time cruzmaltino empatou com o Bahia na última partida antes da pausa, e venceu o Atlético-MG no duelo anterior. Mesmo com a campanha regular e a posição intermediária na tabela, o clube sofre com atraso salarial dos atletas, fato que pode comprometer o restante do ano. Para melhorar o elenco, foram contratados o colombiano Montoya, o atacante Reginaldo e o zagueiro Rafael Vaz.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Internacional, em Caxias do Sul
CRICIÚMA – 10º colocado, 6 pontos A equipe catarinense acumula três derrotas e duas vitórias nos cinco primeiros jogos – perdeu do Flamengo na última rodada – e se reforçou com nomes conhecidos para tentar melhorar sua posição dentro do Brasileiro. Chegaram ao clube o meia Morais, o atacante Wellington Paulista e o zagueiro Ozéia. Em contrapartida, o meia-atacante Tartá rescindiu seu contrato e foi para o Goiás.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte
INTERNACIONAL – 11º colocado, 6 pontos Nos cinco primeiros jogos da competição, o Inter só venceu um e já amarga um jejum de três partidas sem triunfar. E as coisas podem ficar ainda mais difíceis com a iminente saída de Leandro Damião, cobiçado por vários clubes europeus. Os jovens Rodrigo Moledo e Fred já se despediram, enquanto Jorge Henrique chegou.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Vasco, em Caxias do Sul
PORTUGUESA – 12ª colocada, 6 pontos Apesar de estar mal na tabela, a Lusa perdeu apenas um jogo no Brasileirão, o da estreia contra o Vasco – depois o time empatou outros três e venceu um, justamente o último antes da parada, diante do Fluminense. O clube contratou o lateral chileno Bruno Romo, do Colo Colo, e pode perder algumas peças importantes, como Luís Ricardo e Moisés. Porém, eles ainda seguem no elenco.
Próximo jogo 06/07, sábado – contra o Cruzeiro, em São Paulo
CORINTHIANS – 13º colocado, 6 pontos Só uma vitória em cinco jogos preocupa o time alvinegro, que só empatou com a Portuguesa antes da pausa do Campeonato Brasileiro. Para piorar a situação do clube, um dos seus melhores jogadores foi embora: o volante Paulinho, destaque da seleção brasileira na Copa das Confederações. Jorge Henrique também saiu. Para a vaga no meio, Maldonado e Ibson são os novos nomes do elenco.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Bahia, em Salvador
FLAMENGO – 14º colocado, 5 pontos O rubro-negro carioca começou muito mal o campeonato, mas se recuperou na última rodada contra o Criciúma, fora de casa, e alcançou a primeira vitória. E a equipe recomeça o Brasileirão com uma mudança drástica de filosofia no comando: sai Jorginho e entra Mano Menezes. No grupo de jogadores, a baixa é o meia Renato Abreu, que rescindiu seu contrato com o clube.
Próximo jogo 06/07, sábado – contra o Coritiba, em Brasília
ATLÉTICO-PR – 15º colocado, 5 pontos Com a pior defesa da competição (12 gols tomados), o time paranaense venceu apenas uma vez. Antes da parada no Brasileirão, a equipe foi até Salvador e perdeu do Vitória. Para melhorar sua performance, o clube não se desfez de nenhum jogador do elenco e ainda contratou os desconhecidos atacantes Dellatorre e Pedro Gusmão.
Próximo jogo 06/07, sábado – contra o Grêmio, em Curitiba
SANTOS – 16º colocado, 5 pontos A primeira e única vitória santista no campeonato veio na última rodada antes da Copa das Confederações, contra o Atlético-MG, na Vila Belmiro. Se perder Neymar já enfraqueceu demais a equipe, o assédio de outros clubes sobre Cícero, Arouca pode piorar a situação. Sem contar o meia Felipe Anderson e o goleiro Rafael, que já saíram. Em contrapartida, o alvinegro contratou Cicinho, da Ponte, e o lateral chileno Mena. Robinho ainda é um sonho.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra São Paulo, em São Paulo
GOIÁS – 17º colocado, 5 pontos Dentro da zona de rebaixamento, os goianos perderam de virada seu último jogo no Brasileirão – 2 a 1 para o Fluminense. Durante a pausa para disputa da Copa das Confederações, o time do Centro-Oeste não perdeu jogadores e ainda contratou o meia-atacante Tartá, que estava no Criciúma. Para sequência da temporada, outros nomes ainda devem chegar.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Vitória, em Goiânia
ATLÉTICO-MG – 18º colocado, 4 pontos O clube mineiro segue focado na disputa da Libertadores, onde está na semifinal, e deixou um pouco o Brasileirão de lado. Tanto que só venceu um jogo até aqui e perdeu do Santos antes da pausa. O elenco continua o mesmo, mas após a disputa do torneio continental, alguns nomes podem deixar o clube, como Bernard e Jô, enfraquecendo o time no torneio nacional.
Próximo jogo 07/07, domingo – contra o Criciúma, em Belo Horizonte
NÁUTICO – 19º colocado, 4 pontos A última partida dos pernambucanos no Brasileirão foi a derrota diante do Coritiba, fora de casa. O clube aproveitou a pausa para contratar o experiente volante Magrão, o atacante Jonatas Belusso, o lateral Eltinho e três sul-americanos: o meia argentino Diego Morales, o meia venezuelano Ângelo Peña e o atacante uruguaio Juan Manuel Olivera López. Além deles, o técnico Zé Teodoro voltou ao comando da equipe.
Próximo jogo 06/07, sábado – contra a Ponte Preta, em Recife
PONTE PRETA – 19ª colocada, 3 pontos O time de Campinas já jogou três vezes em casa, perdeu todas, e conquistou só uma vitória no Brasileirão. Foi contra o Flamengo, fora de casa. No último jogo, derrota diante do Botafogo, no Moisés Lucarelli. A esperança de melhora é toda depositada no técnico Paulo César Carpegiani, contratado recentemente. A baixa é Cicinho, que foi para o Santos. E o zagueiro Cléber também está cotado para deixar o clube.
Próximo jogo 06/07, sábado – contra o Náutico, em Recife