Marquinhos em ação pela Roma | Getty |
Confirmando-se a transação, Marquinhos se transformaria no adolescente mais caro da história. Ele deixaria para trás ninguém menos que Wayne Rooney, astro da seleção inglesa e do Manchester United comprado aos 18 anos do Everton por 37 milhões de euros.
Na lista dos ‘teens’ Marquinhos também estaria à frente do atacante argentino Saviola, contratado do River Plate pelo Barcelona por 35,9 milhões de euros aos 19 anos e do conterrâneo Anderson, volante comprado do Porto pelo Manchester United por 31,5 milhões de euros aos 19.
A transação do ex-corintiano ainda se tornaria a quarta mais alta envolvendo um defensor, atrás apenas dos negócios com Rio Ferdinand, comprado por 46 milhões de euros do Leeds para o United aos 23 anos, Thiago Silva, que trocou o Milan pelo mesmo PSG de Marquinhos por 42 milhões de euros aos 27 anos e Lilian Thuram que foi do Parma para a Juventus aos 29 anos por 41,5 milhões de euros.
Todos os jogadores citados acima tinham mais experiência que Marquinhos antes de atraírem tamanho interesse.
Rooney jogou duas temporadas e 67 partidas pelo Everton antes de se mudar para o United. Saviola tinha três anos e 86 partidas de River nas costas quando foi jogar no Barça. O brasileiro Daniel Alves teve que mostrar serviço durante seis anos no Sevilla até convencer o time catalão. Rio Ferdinand também penou por seis anos entre West Ham, Bournermouth e Leeds até defender a equipe vermelha de Manchester.
Marquinhos precisou de 15 participações com a camisa do Corinthians, boa parte delas em partidas de menor relevância, já que o jovem não teve muito espaço com o técnico Tite e 30 atuações pela Roma, a maioria delas como titular, para chamar a atenção dos gigantes do futebol europeu.