Integrante de um seleto grupo de cinco clubes que jamais disputaram a Série B do Campeonato Brasileiro (Cruzeiro, Flamengo, Santos e Inter são os outros), o São Paulo corre um risco enorme de sentir o gostinho da Segundona em 2014.
E a “culpa” é de um velho rival: o Corinthians. Em entrevista exclusiva para o R7, Tristão Garcia, matemático gaúcho, falou sobre o papel do Timão nessa história, e hesitou antes de revelar um número que vai deixar muito torcedor tricolor de cabelos em pé.
— Hoje as chances de o São Paulo ser rebaixado são de 70%. Ainda não pode ser considerado significativo, pois não chegamos sequer ao segundo turno, mas não deixa de ser um sinal de alerta.
Na visão do matemático, a surpreendente má campanha são-paulina tem como estopim o sucesso de um grande rival.
— O São Paulo está assim por causa do Corinthians, pois não resistiu ao crescimento do rival. O Corinthians tirou a Copa do Mundo do Morumbi, está construindo um estádio. O São Paulo tinha Libertadores e o Corinthians não. De repente volta da Segunda Divisão campeão de tudo, tem estádio. Foi um soco direto no São Paulo.
Apaixonado pelos números e estudioso do futebol, Tristão lembrou que foi um ex-presidente do São Paulo, já falecido, Marcelo Portugal Gouvêia, quem lutou para que a fórmula do Brasileirão abandonasse o mata-mata e adotasse o sistema dos pontos corridos. E comentou a ironia.
— O São Paulo já comprometeu todo o Campeonato Brasileiro, não chega mais nas três vagas da Libertadores. Ou vai brigar pelo rebaixamento até o final ou se afasta [da zona perigosa], mas não chega a lugar nenhum.
O matemático comparou rapidamente a atual situação são-paulina com a vivida pelo Timão em 2007. No ano em que caiu, o Corinthians havia somado 18 pontos em 14 rodadas do Brasileirão, sete a mais do que o Tricolor tem hoje com o mesmo número de jogos disputados. E deu a receita para o final da história ser diferente.
— Para não cair, o São Paulo tem que voltar a ser ele mesmo e fazer 50% dos pontos em disputa, o que é desempenho de um time de G8. Se continuar jogando assim, como está hoje, claro que será rebaixado.
Fonte: Portal R7