![]() |
Sinalizadores fizeram Timão perder dois mandos de campo na Copa do Brasil (Foto: Fernando Roberto/LANCE!Press) |
O Corinthians sempre contou com a sua torcida para conquistar títulos e figurar entre os maiores clubes do mundo. Em 2013, porém, alguns torcedores jogaram contra o próprio Timão, que se viu punido em quatro das cinco competições que disputou nesta temporada.
Tudo começou na Copa Libertadores. Logo na estreia, um sinalizador atirado na partida contra o San José, em Oruro (BOL), resultou na morte do jovem Kevin Espada, além de uma punição de um ano e seis meses sem torcida, além de uma multa de US$ 200 mil (cerca de R$ 400 mil).
O departamento jurídico conseguiu retirar a pena para os jogos como mandante, mas apenas depois que a equipe enfrentou o Millonários (COL) com o Pacaembu vazio – quatro torcedores, por meio de uma liminar, acompanharam a vitória por 2 x 0. A punição, que também atrapalharia a equipe no primeiro jogo da Recopa Sul-Americana no Morumbi, também foi minimizada por um recurso do clube, que acabou acatado pela Conmebol e a torcida pôde ir ao estádio acompanhar o triunfo sobre o São Paulo, por 2 a 1.
Punições em âmbito internacional…punições em âmbito nacional. E, mais uma vez, por atitudes impensadas dos seus torcedores. O Corinthians terá de fazer quatro jogos longe da capital paulista no Campeonato Brasileiro por conta de uma briga generalizada de alguns integrantes de facções organizadas com vascaínos no intervalo da partida disputada em Brasília. Os dois primeiros, contra Bahia (2/10) e Atlético-PR (9/10), serão disputados na cidade de Mogi Mirim.
E, quando ninguém mais esperava, nova punição na Copa do Brasil. Torcedores acenderam sinalizadores no primeiro jogo contra o Luverdense, em Lucas do Rio Verde (MT). O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) retirou dois mandos do Corinthians que, se avançar na competição, não poderá atuar no Pacaembu na semfinal nem na decisão – departamento jurídico do clube entrará com recurso.
Sobrou apenas o Paulista. Campeão após triunfar sobre o Santos na decisão, o Alvinegro não foi punido em nenhuma partida da competição estadual. Foi o único torneio que o Jurídico corintiano não teve trabalho para tentar minimizar atitudes impensadas de alguns torcedores.
Fonte: Lancenet