256 lançamentos errados fez Cássio (à dir) no Campeonato Brasileiro | Rodrigo Coca/Fotoarena |
Cássio já mostrou que tem talento com as mãos. Isso é inegável. Qualquer pessoa que assistiu aos jogos da Libertadores e do Mundial, no ano passado, sabe bem disso. Mas com os pés… Cada recuo é um susto e as reposições de bola estão longe de armar contra-ataques.
Seja por ficar afobado demais ou por pura falta de talento com os pés, o fato é que Cássio é um dos piores goleiros do Brasileiro no quesito: são 256 lançamentos errados. Só Wéverton, do Atlético-PR, com 275, consegue superá-lo negativamente.
E olha que não é por falta de tentativas. O corintiano é quem mais busca os lançamentos em toda a competição: 377 no total.
‘Estou falhando nisso. Mas o que tenho de fazer é trabalhar e trabalhar, cada vez mais. Só assim para acertar’, disse o goleiro, reconhecendo a deficiência.
O curioso é que Cássio trabalha com um dos melhores no quesito. Mauri Lima, goleiro do Mogi Mirim em 1992, bate na bola como ninguém e até auxilia Tite em treinos de cruzamentos e faltas laterais. Mauri pratica com o seu pupilo as reposições, porém, por enquanto, o trabalho não está rendendo o resultado esperado.
situações de jogo/ A reposição de bola pode ser vista por muitos como um simples bicão sem importância, mas não é bem assim que as coisas funcionam. No Corinthians, existem algumas determinações para a hora do ‘chutão’.
Quando o jogo está truncado, por exemplo, o objetivo é mirar em Danilo. Cássio precisa lançar para o meia, um dos melhores cabeceadores do time. Danilo normalmente ganha dos marcadores pelo alto, o que aumenta as chances de o Timão iniciar a jogada ofensiva.
Nos contra-ataques, a importância da reposição é ainda maior. O goleiro tem de chutar em direção aos atacantes abertos, aumentando a velocidade do ataque para pegar a defesa adversária aberta. Como se pode ver pelos somente 19 gols marcados no campeonato, isso não tem funcionado bem.
PÉ TORTO
256
lançamentos errados fez Cássio no Brasileirão
68%
é a porcentagem de erro em tentativas dele
Opinião
Valdir Joaquim de Moraes, ex-goleiro e preparador
É preciso treinar e ter confiança
Não há muito segredo para um goleiro acertar as reposições. Assim como em qualquer fundamento do futebol, o principal é o treino. Quando eu era garoto, fazia vários treinos especiais de reposição e, modéstia à parte, eu era bom nisso. Certa vez, em um 4 a 4 do Palmeiras com a Ferroviária, os quatro gols foram de passes meus. Outra coisa é ter personalidade e confiança para arriscar os lançamentos.
O Rogério Ceni tem muito disso. Ele é o único goleiro que mais acerta do que erra lançamentos na Série A do Brasileiro. Mas não é à toa. Quando garoto, eu o via treinando bastante isso. Sem contar que personalidade e confiança são coisas que não faltam para ele.
Fonte: Diário de São Paulo