O Corinthians deve lançar, nos próximos meses, uma ampliação de seu programa de sócio-torcedores, que disponibilizará aos clientes um cartão de crédito da Caixa, patrocinadora do clube. Os usuários do benefício, que funcionará nos moldes de um sistema de milhagem convencional, terão à disposição uma moeda própria, o ‘corinthio’.
Na prática, os ‘corinthios’ servirão como os pontos de um sistema de crédito convencional, que pode ser trocado por novos produtos ou benefícios. Cada usuário já cadastrado no Fiel Torcedor, o sistema de sócios-torcedores do clube, terá direito a um cartão da Caixa, que não será necessariamente vinculado a uma conta corrente e pode ser pré-pago.
‘É um cartão de crédito convencional, que pode ser usado em qualquer estabelecimento normalmente. A diferença é que nós vamos oferecer mais benefícios quando ele for usado nas lojas Todo Poderoso Timão e em estabelecimentos parceiros, que gerarão mais ‘corinthios’ que o normal’, disse Pedro Grzywacz, presidente da SPR, empresa varejista que comanda a rede de lojas do Corinthians, que hoje conta com cerca de 140 unidades espalhadas pelo país.
Ao acumular os pontos, ou ‘corinthios’, o torcedor poderá sacá-los em forma de dinheiro em uma agência bancária ou seguir consumindo. A ideia da parceria é que ele possa, com o passar do tempo, conseguir produtos intangíveis como uma visita ao CT ou um encontro com um astro da equipe, por exemplo.
‘Com um cartão normal, você precisa de 2 ou 3 mil pontos para começar a fazer qualquer coisa. No nosso caso, a gente pode oferecer benefícios para quem já acumulou cem ‘corinthios’. Como a Caixa é que coordena o sistema de loterias, podemos fazer o sorteio de um almoço com o Alexandre Pato, por exemplo’, disse Pedro Campos, gerente de novos negócios do Corinthians.
O maior benefício para o clube e seus parceiros, além da fidelização, é o conhecimento que o sistema fornece sobre a base de clientes. Segundo os envolvidos, os dados dos torcedores e suas preferências na hora da compra permitirão uma ação mais direta no futuro.
‘Eu vou saber, por exemplo, quais são as preferências do público feminino que frequenta estádio, e vou oferecer um produto que se adeque a isso. Da mesma forma, vou saber que é aniversário de um fiel-torcedor, e vou poder me comunicar com ele e apresentar uma sugestão de presente’, disse Grzywacz.
A novidade deve começar a surgir em novembro, e o Corinthians hoje já se prepara para comunicar o projeto da melhor maneira possível. O desenho das notas de ‘corinthios’ já existe, e está prestes a ser aprovado. A moeda será apresentada ao público como parte da República Popular do Corinthians, campanha de marketing que equipara o clube ao país e foi lançada no ano do centenário.
Há uma preocupação dos envolvidos em esclarecer eventuais dúvidas, como o modo de utilização do cartão, o seu caráter facultativo para quem já é sócio-torcedor e a forma de migração. ‘Na segunda metade de novembro, quem está no projeto atual será redirecionado, no site do Fiel Torcedor, para o novo site da República Popular do Corinthians. Lá estará toda a explicação do novo benefício, bem descritiva e simplificada. Além disso, teremos um SAC [Sistema de Atendimento ao Consumidor]’, disse Pedro Campos.
Quem quiser ter o cartão de crédito terá de virar sócio-torcedor do Corinthians, mas terá a opção de um plano mais barato que os atuais, focados na venda de ingressos. O preço dessa nova categoria ainda não foi fechado, mas deve girar em torno de R$ 20 e R$ 30 por ano.
Fonte: Terceiro Tempo