![]() |
Yahoo Esporte Interativo/Fotos: Divulgação – Similaridades de nomes e logotipos são as reclamações da Gaviões. |
Lançada recentemente, a torcida organizada do Corinthians direcionada para o público gay, Gaivotas Fiéis, pode ter que enfrentar sua fonte de inspiração na justiça. Segundo informações divulgadas pelo portal “G1.com”, a Gaviões da Fiel, maior organizada do clube paulista, entrou com uma petição na Justiça, em que requer a instauração de um inquérito para investigar possíveis irregularidades nas marcas utilizadas pela nova agremiação.
“Ele está imitando a nossa marca de modo indevido. Imita a Gaviões tanto no nome quanto no logotipo, dando a entender que Gaivotas Fiéis podem ser extensão da própria Gaviões da Fiel, o que não é verdade”, afirmou ao “G1” um dos advogados da Gaviões, Ricardo Cabral. As declarações se baseiam na óbvia semelhança entre os nomes das torcidas, mas também no fato de o símbolo da Gaviões – um gavião com as asas abertas, segurando o escudo do clube com as garras – parecer ter sido a base do novo símbolo: uma gaivota com asas abertas, pousada em um espelho com a marca do escudo corintiano. As diferenças ficam por conta da bandeira do estado de São Paulo representada nas cores das bandeiras LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros), além dos remos do Corinthians serem ‘substituídos’ por pinceis de maquiagem.
A denúncia foi apresentada no 1º Distrito Policial de Guarulhos, e o assistente da unidade, delegado Fulvio Mecca, informou que a investigação está em curso. “A acusação é que estão usando indevidamente e sem autorização os símbolos da Gaviões e do próprio Corinthians. O plágio, nesse caso, se caracteriza por usar marca sem autorização ou imitar e induzir a confusão. A reclamação da Gaviões é em relação a essas cópias”. A petição cita que a Gaivotas teria desrespeitado a propriedade industrial, de acordo com o artigo 189, inciso 1º, segunda parte da Lei nº 9.279/1996 dos Crimes Contra Marcas. Mecca confirmou que as duas partes serão chamadas para depor.
No documento, a Gaviões cita que “a denominação ‘Gaivotas Fiéis’ aliado ao seu logotipo são extremamente assemelhados com os de nossa agremiação, fazendo alusão e incorrendo em manifesta confusão com relação a marca ‘Gaviões da Fiel’, de modo que incorre em crime, uma vez que manifesta similitude fonética e visual entre as marcas da mesma categoria (Torcida Organizada do Sport Club Corinthians Paulista, suficiente para gerar confusão induzindo o consumidor em erro, explorando indevidamente o prestígio de marca alheia, fazendo parecer que a mesma seria uma extensão da Agremiação Gaviões da Fiel Torcida”. A sanção para o crime varia de um a três meses de detenção ou multa.
O criador da Gaivotas, Felipeh Campos, negou a acusação. “Em primeiro lugar: o distintivo do Corinthians não é da Gaviões. Não é de torcida nenhuma. Eu posso usar o distintivo da forma que quiser. Eu não estou copiando nada. Não é um gavião é uma gaivota”, ainda deixando uma provocação. “Eles querem meu pincel emprestado? Eu empresto”. O fundador ainda classificou de hipocrisia a preocupação da Gaviões com o que chamou de “coisa pequena”. “Não foi um plágio. O jurídico da Gaviões devia tomar cuidado com agressões nos estádios. Consultei um advogado, a torcida que criei tem até estatuto”.
Fonte: Yahoo