O Campeonato Paulista terá a partir de 2014 um novo formato, que foi apresentado na última quarta-feira. O torneio terá quatro datas a menos em relação aos últimos anos e será divido em quatro etapas: fase de grupos, quartas de final, semifinais e final. O Estadual, entretanto, conta com algumas novidades curiosas.
A regra que mais confunde os torcedores é o fato de que os times não enfrentarão as equipes que estão presentes em suas chaves: os adversários serão os outros 15 clubes. Somente nas quartas de final haverá o encontro entre os times dos mesmos grupos, já que a eliminatória põe frente a frente o primeiro e o segundo colocado.
O rebaixamento não levará em consideração as chaves, o que levará ao descenso os quatro times que fizerem menos pontos. Com isso, há a possibilidade de que o quarteto da degola esteja presente no mesmo grupo. Caso isto aconteça, está previsto que a disputa das quartas terá a presença do melhor terceiro colocado.
Por conta da classificação às quartas, também há a possibilidade de um time com 100% de aproveitamento ficar fora dos playoffs. Isto porque nada impede que os times de um grupo consigam vitórias em todos os seus jogos, o que provocaria um eliminado com ótimo desempenho.
A edição 2014 do Campeonato Paulista também põe fim à disputa do Troféu do Interior, que entre 2007 e 2013 premiou equipes como Ponte Preta, Mogi Mirim e Oeste. De acordo com a FPF, a premiação irá direto para o clube interiorano com melhor desempenho, sem que exista a necessidade de um jogo.
Fonte: Terra