O Corinthians pode sofrer nova punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e não atuar mais no Pacaembu em 2013. O árbitro Raphael Claus relatou na súmula o arremesso de uma garrafa plástica, que partiu da torcida corintiana e acertou a cabeça do auxiliar Bruno Salgado Rizo, no duelo entre Portuguesa e Corinthians, no último domingo, em Campo Grande (MS).
– A reincidência é uma circunstância que pode, sim, agravar uma eventual pena aplicada – afirmou ao Lancenet o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt.
O Timão sofreu recentes punições do STJD nos dois campeonatos que disputa. No Brasileirão, perdeu quatro mandos após a briga entre corintianos e vascaínos no Mané Garrincha, em Brasília. A pena será cumprida nos duelos diante de Bahia, Atlético-PR, Criciúma e Santos. Depois, o clube voltaria a mandar os jogos no Pacaembu contra Fluminense, Vasco e Internacional – o que pode não ocorrer mais, caso haja nova punição.
Pelo incidente de sua torcida na partida diante da Portuguesa, o clube será enquadrado no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo), que prevê pena de um a dez mandos, além de uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
Na Copa do Brasil, o Timão foi punido em dois mandos pelo STJD porque sua torcida acendeu sinalizadores no duelo das oitavas de final diante do Luverdense, em Lucas do Rio Verde (MT). Com isso, a equipe alvinegra não poderá atuar no Pacaembu em eventuais duelos de semifinal e final. O departamento jurídico entrou com um recurso e aguarda o julgamento no Pleno.
Identificação de torcedor ajudará
O Corinthians ainda espera que o torcedor que atirou a garrafa de plástico, que atingiu o auxiliar no duelo diante da Portuguesa, seja identificado. Se houver identificação e lavratura de Boletim de Ocorrência (B.O.), a pena pode não ser tão rigorosa, acredita o departamento jurídico do clube.
Timão e STJD não tinham conhecimento sobre a identificação do torcedor. Na súmula do árbitro Raphael Claus, nada a respeito foi citado.
Há cinco dias, o Paysandu, em situação semelhante, livrou-se de punição do STJD. Um torcedor do Papão atirou um objeto no gramado no duelo diante do Icasa, pela Série B. O infrator foi identificado, fez B.O. e, assim, o Paysandu foi absolvido no julgamento.
Fonte: Lancenet
Reincidência pode aumentar pena e deixar Timão sem Pacaembu este ano

Corinthians negocia mais um jogador com o Ceará após saída de Pedro Raul

O Corinthians anunciou uma contratação neste sábado
Reincidência pode aumentar pena e deixar Timão sem Pacaembu este ano

Gustavo Mosquito tem números impressionantes pelo Vitória em 2025

Corinthians publica aviso ao torcedor sobre Pedro Raul
