![]() |
Hooligans são intimados em comunidades de torcidas organizadas do Brasil (crédito: reprodução/Facebook) |
Uma situação diferente, que soa até como inusitada, pode virar grande ameaça à segurança nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no país entre 12 de junho e 13 de julho.
Membros de torcidas organizadas de vários times, neste momento, utilizam a internet para desafiar os hooligans, torcedores famosos por brigas e mortes em várias partes da Europa – ontem houve torcedores esfaqueados durante a rodada da Liga dos Campeões.
Por meio de vídeos publicados no Youtube (principais site de hospedagem da internet) e também de fotografias, os adeptos à selvageria que fazem parte de facções uniformizadas ‘convidam’ os europeus para viajar ao Brasil durante o Mundial para ‘sentir o peso dos bondes’, ‘ver o que é uma verdadeira festa’ e ‘provar que são bons mesmos’, como dizem alguns dos recados que foram espalhados por fanpages (comunidades) que exaltam o dia a dia das organizadas.
A intenção é que o recado seja mesmo dado, tanto que vídeos e fotos tem palavras de ordem escritas em inglês, para que a comunicação seja realizada sem dificuldade. Um dos vídeos que mais chamam atenção traz uma provocação explícita.
No início, é mostrada uma imagem de um brasileiro que tem sua bandeira do Brasil tomada por hooligans na rua de um país Europeu. Na sequência da humillhação do torcedor do nosso país, aparecem inúmeras torcidas organizadas brasileiras, com suas caminhadas em milhares de pessoas e, ao fundo, músicas que exaltam cada uma delas – na maioria das vezes, funks que trazem refrões de momentos de brigas e superioridade diante de torcidas adversárias.
Fonte: Lancenet