Corinthians quer vender publicidade fixa do parapeito da Arena

Danilo Vieira Andrade

Google News Siga-nos no Google Notícias
Parapeito da Arena pode ganhar publicidade fixa (Foto: Divulgação/Odebrecht)

Alugueis dos 89 camarotes e das três mil cadeiras cativas, comercialização das três mil vagas de estacionamento e consumo nas dezenas de lanchonetes e restaurantes não serão as únicas fontes de receita da Arena Corinthians.

No que depender da vontade de Andrés Sanchez, a publicidade no parapeito das arquibancadas inferiores será outra maneira de o clube arrecadar dinheiro para quitar o empréstimo do BNDES (R$ 700 milhões, com os juros) e pagar a manutenção do estádio, que deve gerar gasto na casa de R$ 3 milhões/mês.

Em recente conversa com a reportagem do L!Net, o ex-presidente do Timão, responsável pelo andamento das obras em Itaquera, afirmou que pretende negociar a venda do espaço e não fazer como o Grêmio, por exemplo, que utilizou o parapeito da Arena para enaltecer suas maiores glórias na história. ‘Campeão do Mundo’ e ‘Bicampeão da Libertadores’ são as frases expostas no local.

Caso a intenção de Andrés seja concretizada, as empresas teriam exposição da marca diante dos torcedores e, principalmente, diante das câmeras de televisão que, pelo ângulo onde estarão instaladas na Arena Corinthians, teriam de mostrar.

A ideia do ex-presidente alvinegro não é nenhuma inovação. Em diversas partes do mundo, estádios de futebol já trazem publicidade fixa em parapeitos e muros de concreto. No Campeonato Alemão é bastante comum se ver a placa em volta do gramado em primeiro plano e, ao fundo, a placa do próprio estádio.

O Defensores del Chaco, em Assunção (PAR), é outro grande exemplo da venda do espaço. As empresas que colaboraram com a reforma do tradicional palco paraguaio ganharam publicidade fixa.

Vale lembrar que a ideia seria rechaçada caso a empresa que adquirir o naming rights do estádio não queira uma concorrente. O clube, porém, pode oferecer esse espaço ao dono do nome que, neste momento, está direcionado para os Emirados Árabes Unidos – Andrés negocia com um fundo, que estaria disposto a pagar os R$ 400 milhões pretendidos pelo Corinthians pelo vínculo de até 20 anos do nome.

Outro problema é que não está claro se a CBF autorizaria a publicidade fixa em seus campeonatos.

Além das tradicionais placas em volta do gramado, Defensores del Chaco, no Paraguai, traz publicidade fixa na parede

COM A PALAVRA
Erich Beting, fundador da Máquina do Esporte

‘Estratégia interessante e positiva. Sem dúvida.’

‘Esses novos estádios que estão sendo construídos no Brasil vão permitir isso, pois aparecerá melhor na televisão. Pela inclinação dos estádios, as placas do gramado aparecem melhor, assim como aconteceria com essa publicidade no parapeito. É algo interesse, é positivo, sem dúvida.

Acaba sendo uma boa estratégia, ainda mais com um time que está sempre em exposição na TV. Vai valer a pena para o Corinthians e também para quem pretende comprar o espaço, pois será possível adquirir com cota menor, que pode ser incluída até em permuta.

Aos poucos, os donos das arenas vão percebendo que é possível gerar receitas com todo tipo de espaço. Também será uma forma de incomodar a concorrência. Na reinauguração da Fonte Nova, tinha publicidade da Nova Schin, a placa lateral era da Brahma, e tinha Itaipava em várias partes do estádio.

ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE A IDEIA CORINTIANA:

TV Globo
Detentora dos direitos de transmissão, a emissora pode barrar a intenção do Corinthians de vender a publicidade?

CBF, FPF, Fifa e Conmebol
As quatro organizadoras dos torneios podem pedir para o Corinthians retirar as placas de publicidade do parapeito ou podem pedir dinheiro ao clube?

Concorrência
Empresas que compraram as placas em volta do gramado podem barrar em caso de empresa concorrente?

Dono do naming rights
A empresa que comprar o nome do estádio deixaria expor outra marca?

Fonte: Lancenet