Renato Augusto, em treino no CT do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians) |
O técnico Mano Menezes espera ter Renato Augusto por pelo menos 45 minutos no clássico do próximo domingo contra o Palmeiras, às 17h (horário de Brasília), no Pacaembu. Para atender às expectativas do comandante, o meia tem treinado em dois períodos – inclusive em dia de folga geral do elenco. Ele mostrou evolução e segurança em relação às lesões que o prejudicaram no ano passado. Se a recuperação se confirmar, ele pode até ser titular no Dérbi.
A maior satisfação da comissão técnica ocorreu na segunda-feira. Enquanto o elenco estava de folga após o empate por 1 a 1 com o Mogi Mirim, pelo Campeonato Paulista, Renato treinou em dois períodos no campo, foi bastante exigido e respondeu bem aos estímulos dos preparadores físicos. O treino solitário foi um último teste para comprovar que ele pode voltar contra o Palmeiras.
Renato passou por uma pré-temporada especial para diminuir a incidência de lesões, e esse trabalho de manutenção deve durar o ano todo. Agora, porém, médicos e preparadores físicos do Corinthians o veem em condições de ter a tão desejada sequência de jogos. Em 2013, sempre que começou a engrenar, o meia sofreu com lesões.
– O trabalho com o Renato foi muito bem feito, e ele está preparado. Precisamos de todo mundo no domingo – afirmou Mano Menezes.
O foco no trabalho comandado pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti foi o equilíbrio muscular. Após avaliações minuciosas no jogador, ficou constatado que Renato tinha uma defasagem entre uma perna e outra que facilitava o aparecimento de lesões. Com treinos específicos e uma programação diferente dos demais, o meia conseguiu se acertar.
Renato prevê pelo menos 45 minutos no clássico, mas esse número pode aumentar dependendo de seu rendimento dentro da partida. O dono da camisa 8 é visto por Mano como peça fundamental para resolver o problema da falta de criação de jogadas, algo que afeta o Timão desde o ano passado.
Com apenas 31 jogos pelo clube, Renato Augusto sofreu três grandes problemas no ano passado: uma lesão muscular na coxa, que o deixou fora do time por quatro meses, além de uma fratura no rosto e uma artroscopia no joelho direito, da qual se recuperou até o início de 2014. Com o retorno do meia e a chegada de Jadson, Mano Menezes ganha esperanças para tirar o Corinthians da má fase..
Fonte: Globo Esporte